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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Figueira da Foz, 9 a 11 de outubro de 2025 | 2025 | 66 (S1) | Page(s) 78


Investigação Original

#086 Avaliação da Dieta no Contexto Pré-escolar


a Área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Instituto de Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva da Universidade de Coimbra, Instituto de Patologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

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Volume - 66
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 78
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Received on 09/10/2025
Accepted on 09/10/2025
Available Online on 09/10/2025


Objetivos: A cárie dentária é uma das doenças não transmissíveis mais prevalentes, afetando mundialmente cerca de 50% das crianças e adolescentes. A sua etiologia é multifatorial, sendo a dieta um dos principais fatores de risco. Considerando o tempo que as crianças passam diariamente na escola, é expectável que realizem 2 a 3 refeições durante o horário escolar. Este trabalho objetiva avaliar e determinar os índices cariogénico e calórico dos menus das instituições de educação pré-escolar na Região Centro de Portugal. Materiais e métodos: Durante o primeiro trimestre de 2025, recolheram-se e analisaram- se os menus de almoço obtidos através dos websites das escolas ou por contacto direto via email. Apenas se consideraram para análise os menus de almoço que apresentavam os dados calóricos. Foram excluídas as dietas vegetarianas. Cada refeição foi avaliada quanto ao seu potencial cariogénico, com recurso ao Índice de Cariogenicidade Pediátrico, e quanto à adequação calórica com base nas orientações nutricionais nacionais. Os dados foram organizados no Microsoft Excel® e analisados com o software GraphPad Prism®. Resultados: A análise revelou que a maioria das instituições cumpria as orientações calóricas. As escolas de regiões urbanas apresentaram um valor médio de 490,4 kcal e as rurais um valor de 486,0 kcal. Quanto ao índice cariogénico médio, este foi semelhante (3,424 vs. 3,443; p=0,3441), não se verificando uma diferença estatisticamente significativa. Em contraste, observou- -se uma diferença estatisticamente significativa entre as escolas públicas (3,432) e as privadas (3,397), (p=0,021). Apesar das instituições privadas apresentarem maior valor calórico (520,6 kcal vs. 492,4 kcal), a diferença não foi estatisticamente significativa (p=0,3533). Conclusões: O tipo de escola parece influenciar mais do que a localização geográfica na qualidade nutricional e cariogénica das refeições. As escolas públicas apresentaram maior potencial cariogénico, refletindo possíveis diferenças estruturais e/ou organizacionais. A ausência de diferenças calóricas significativas indica um cumprimento generalizado das recomendações energéticas. É essencial reforçar a supervisão nutricional e padronizar critérios de qualidade alimentar para promover equidade em saúde infantil. São necessários estudos mais abrangentes para melhor compreensão da cariogenicidade das dietas em contexto escolar.


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