Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Oeiras, 13 a 14 de outubro de 2023 | 2023 | 64 (S1) | Page(s) 50


#123 “Objective Structured Clinical Examinations”: Introdução na Faculdade de Medicina Dentária





Volume - 64
Supplement - S1

Pages - 50
Go to Volume


Received on 13/10/2023
Accepted on 13/10/2023
Available Online on 13/10/2023


Objetivos: - relatar o resultado da implementação pela primeira vez na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), pelo Departamento de Dentisteria Operatória, dos ´Objective Structured Clinical Examinations: OSCEs´, uma forma alternativa de avaliação clínica - aferir a opinião dos alunos sobre esta forma de avaliação. Materiais e métodos: No ano lectivo 2021-22, os OSCE’s foram introduzidos na avaliação contínua das unidades curriculares de Clínica de Dentisteria Operatória I e II da FMDUL, com um peso de 30% . No início do ano lectivo, foi disponibilizado aos alunos um manual de apoio com conteúdos teóricos e práticos sobre 10 possíveis ´estações´. Em cada “estação” os alunos são submetidos a uma situação clínica simulada nas quais são avaliadas as suas habilidades clínicas, a qualidade das tomadas de decisão, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas. Consiste numa tarefa concreta, padronizada, idêntica para todos os alunos em tempo e conteúdo, sempre avaliada pelo mesmo examinador, aplicando critérios objetivos aferidos numa grelha própria. Cada avaliação “OSCE” consistiu em 2 estações (6 minutos cada), só sendo conhecidas pelos alunos imediatamente antes do seu início. Na entrada de cada estação, foi facultado um texto curto de instruções essenciais. Cada docente foi responsável pela avaliação de todos os alunos numa só estação. No dia seguinte a cada OSCE (dois para cada ano clínico), foi disponibilizado aos alunos um questionário online com perguntas sobre a avaliação. Os dados obtidos foram tratados com estatística descritiva. Resultados: Taxa de resposta média: 4º ano – 64,5%, 5º ano – 89,5%. 76% das respostas dos alunos do 4º ano e 67% das respostas dos alunos do 5º ano consideraram esta avaliação clínica como muito adequada/ adequada. 66% dos alunos do 4º ano e 58% dos alunos do 5º ano concordam que este metodologia de avaliação é mais exigente do que outras. 99% dos alunos de ambos os anos consideraram a organização como boa/muito boa. Conclusões: A avaliação OSCE pode representar uma metodologia de avaliação diferenciada, objetiva, abrangente e estruturada que oferece diversas vantagens. A sua implementação obriga a planeamento cuidado, uma organização logística complexa e o 50 rev port estomatol med dent cir maxilofac. 2023;64(S1):1-53 envolvimento simultâneo de múltiplos docentes e não-docentes. A maioria dos alunos considerou esta metodologia de avaliação como adequada mas mais exigente do que outras formas de avaliação. A quase totalidade dos alunos aprovou a organização da avaliação.


Supplementary Content


  Download PDF