Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Revista Portuguesa de Estomatologia Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | 2022 | 63 (2) | Page(s) 76-84
Investigação Original
Literacia em saúde de estudantes universitários portugueses de cursos da área da saúde oral
Health literacy of Portuguese university students from oral-health-related courses
a Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
b Unidade de Investigação e Ciências Orais e Biomédicas (UICOB), Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Sónia Mendes - sonia.mendes@fmd.ulisboa.pt
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 63
Issue - 2
Investigação Original
Pages - 76-84
Go to Volume
Article History
Received on 03/10/2021
Accepted on 22/05/2022
Available Online on 21/06/2022
Keywords
Resumo
Objetivos: Estudar a literacia em saúde dos estudantes do 3.º ano da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa e relacioná-la com os seus dados demográficos, comportamentos, autoperceção e estado de saúde oral. Métodos: Foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal. A recolha dos dados incluiu um questionário, uma observação intraoral e uma entrevista. O questionário recolheu informação sobre os dados demográficos e comportamentos dos estudantes. Na entrevista foi aplicada a versão portuguesa do instrumento Newest Sign Vital (NSV-Pt) para o estudo da literacia em saúde. A observação intraoral incluiu o diagnóstico de cárie segundo os critérios do Internacional Caries Detection and Assessment System (ICDAS II). A análise estatística incluiu a estatística descritiva e foram utilizados os testes de qui-quadrado, Mann Whitney e Kruskal Wallis com um nível de significância de 5%. Resultados: A amostra foi constituída por 92 estudantes. A média de respostas corretas ao NSV-Pt foi 4,87 (dp=1,15). Nenhum estudante teve elevada probabilidade de literacia em saúde limitada e 87,6% dos estudantes revelaram ter uma literacia em saúde adequada. Verificou-se uma associação estatisticamente significativa entre a literacia em saúde e a frequência de visita à consulta de saúde oral (p=0,04). Conclusões: A maioria dos estudantes apresentaram uma literacia em Saúde adequada. Os estudantes que frequentaram mais frequentemente o profissional de saúde oral apresentaram piores níveis de literacia em saúde.
© 2022 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Publicado por SPEMD. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-NDAbstract
Objectives: To study the health literacy of 3rd-year students at the Faculty of Dental Medicine of the University of Lisbon and relate it to their demographic data, behaviors, self-perception, and oral-health status. Methods: This cross-sectional study included a questionnaire, an intraoral examination, and an interview. The questionnaire collected information about the demographics and behaviors of the students. The intraoral examination included the caries diagnosis according to the criteria of the International Caries Detection and Assessment System (ICDAS II). The Portuguese version of the Newest Sign Vital instrument (NSV-Pt) was applied in the interview to study health literacy. Statistical analysis included descriptive statistics and the chi-square, Mann-Whitney, and Kruskal-Wallis tests (α=0.05). Results: The sample consisted of 92 students. The mean of correct answers to the NSV-Pt was 4.87 (SD=1.15). No student had a high probability of limited health literacy, and 87.6% of the students showed adequate health literacy. There was a statistically significant association between health literacy and the frequency of visits to the oral-health consultation (p=0.04). Conclusions: Most students had adequate health literacy. Students who visited the oralhealth professional more often had worse levels of health literacy.
© 2022 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Published by SPEMD. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license