Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) - O Congresso do Centenário Porto, 18 e 19 de outubro de 2019 | 2019 | 60 (S1) | Page(s) 22


Casos Clínicos

#053 Pulpotomia parcial de um molar definitivo maturo com pulpite irreversível – caso clínico





Volume - 60
Supplement - S1
Casos Clínicos
Pages - 22
Go to Volume


Received on 18/12/2019
Accepted on 18/12/2019
Available Online on 18/12/2019


Introdução: O avanço do conhecimento da biologia e da fisiologia da inflamação pulpar têm vindo a possibilitar o alargamento das indicações da Terapia Vital Pulpar. Recentemente, a pulpotomia tem sido sugerida como tratamento alternativo à pulpectomia, em dentes permanentes maturos com sinais e sintomas compatíveis com o diagnóstico de pulpite irreversível. Esta abordagem visa manter a vitalidade do tecido pulpar, com remoção do tecido duro afetado e apenas da polpa camaral inflamada, com nível de profundidade e extensão que permita o controlo da hemorragia e a aplicação de biomaterial sobre o tecido pulpar amputado.
Este tratamento pode envolver a remoção total da polpa coronária (pulpotomia total) ou a remoção de 1?3mm da polpa e dentina perto da zona de exposição (pulpotomia parcial). Descrição do caso clínico: Paciente do género feminino, com 24 anos, sem história de patologia sistémica, referenciada para a consulta de Endodontia por relatar sintomatologia dolorosa em dois molares (37 e 46). O dente 46 apresentava dor espontânea e grande perda de estrutura dentária na face mesial, com exposição pulpar e hiperplasia gengival. A radiografia intraoral evidenciou espessamento do ligamento periodontal e extensa lesão de cárie com envolvimento pulpar. Foi realizada anestesia troncular sem vasoconstritor e anestesia infiltrativa com vasoconstritor seguidas de gengivectomia e isolamento absoluto. Posteriormente, efetuou? se a remoção da polpa inflamada com broca esférica de turbina (pulpotomia parcial), irrigação com NaOCl a 3% (CanalProTM – Coltène) e controlo hemorrágico com bolas de algodão embebidas em soro fisiológico (NaCl 0.9% B. Braun). Controlada a hemorragia, utilizou?se o BiodentineTM (Septodont) como material de capeamento e restaurador. Foi realizado controlo clínico e radiográfico 45 dias, 4 e 6 meses após o tratamento. Discussão e conclusões: Os cimentos silicato de cálcio possuem propriedades adequadas aos objetivos deste tratamento, como a excelente biocompatibilidade e bioatividade. A pulpotomia apresenta algumas vantagens relativamente à pulpectomia: ao preservar a estrutura do dente aumenta a sua sobrevivência; é um procedimento mais rápido; tem custos mais reduzidos e preserva as funções imunológicas e os mecanismos propriocetivos da polpa. Para o sucesso deste procedimento devem ser tidos em conta diversos fatores, entre eles: escolha dos materiais, controlo da hemorragia, remoção total do tecido inflamado e restauração definitiva adequada.


Supplementary Content


  Download PDF