Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Revista Portuguesa de Estomatologia Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | 2022 | 63 (3) | 174-178
Caso ClÍnico
Xantoma verruciforme no palato duro: Caso clínico
Verruciform xanthoma on the hard palate: A clinical case
a Prática privada, São Luís, Maranhão
b Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil
c Departamento de Odontologia II, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil
Hassan Lavalier de Oliveira Lima - hassan.lima@gmail.com
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 63
Issue - 3
Caso ClÍnico
Pages - 174-178
Go to Volume
Article History
Received on 04/02/2022
Accepted on 15/06/2022
Available Online on 21/08/2022
Keywords
Caso Clnico
Xantoma verruciforme no palato duro: Caso clnico
Verruciform xanthoma on the hard palate: A clinical case
Karla Lays dos Santos Machado1 0000-0002-0685-2429
Izabel Cristina Vieira de Oliveira2 0000-0001-8027-3372
Hassan Lavalier de Oliveira Lima2 0000-0001-9394-4526
Eider Guimares Bastos3 0000-0003-1444-924X
1 Prtica privada, So Lus, Maranho, Brasil.
2 Programa de Ps-Graduao em Odontologia, Universidade Federal do Maranho, So Lus, Maranho, Brasil.
3 Departamento de Odontologia II, Universidade Federal do Maranho, So Lus, Maranho, Brasil.
Historial do artigo:
Recebido a 4 de fevereiro de 2022
Aceite a 15 de julho de 2022
On-line a 22 de agosto de 2022
Resumo
O xantoma verruciforme uma leso benigna rara que afeta principalmente a mucosa oral. O objetivo deste trabalho relatar um caso de xantoma verruciforme em palato duro, destacando as caractersticas clnicas, histolgicas e abordagem cirrgica. A paciente do sexo feminino, de 62 anos, apresentava uma leso nodular circunscrita, exoftica, de base sssil e superfcie papilar, com colorao esbranquiada ao centro e rsea ao redor, de consistncia firme e assintomtica palpao, com aproximadamente dez anos de evoluo. A exciso cirrgica foi o tratamento de eleio. A abordagem cirrgica apresentou eficcia no tratamento sem ocorrncia de recidiva da leso aps 16 meses de acompanhamento.
Palavras-chave: Clulas espumosas, Patologia oral, Xantoma verruciforme
Abstract
Verruciform xanthoma is a rare benign lesion that mainly affects the oral mucosa. This paper aims to report a case of verruciform xanthoma on the hard palate, highlighting its clinical and histological characteristics and the surgical approach. A 62-year-old female patient had a circumscribed, exophytic nodular lesion with a sessile base and papillary surface, whitish at the center and pink in the surroundings, firm and asymptomatic on palpation, with approximately ten years of evolution. Surgical excision was the treatment of choice. The surgical approach was effective in the treatment without recurrence of the lesion after 16 months of follow-up.
Keywords: Foam cells, Pathology oral, Verruciform xanthoma
Introduo
O xantoma verruciforme uma leso benigna rara com predileo pela mucosa oral.1-3 Relatado pela primeira vez na cavidade oral em 1971 por Shafer,4 o xantoma verruciforme se manifesta clinicamente como uma leso assintomtica, isolada, bem delimitada, plana ou ligeiramente elevada, geralmente localizada na gengiva, com superfcie papilar, granular ou verrucosa e cor avermelhada ou rsea.2,5 Apresenta ligeira predileo pelo sexo masculino, especialmente entre a quinta a stima dcada de vida,5 podendo ocorrer concomitante a outras leses bucais6 ou ainda manifestar mltiplas leses.7,8
O diagnstico histopatolgico essencial para o manejo correto da leso.9 Histopatologicamente, o xantoma verruciforme caracterizado por projees papilares ou verrucosas associadas proliferao de epitlio estratificado pavimentoso com hiperparaceratose e numerosas clulas espumosas (clulas de xantoma) confinadas na lmina prpria subjacente s projees, e no estendidas abaixo das cristas do retculo.7
O tratamento para xantoma verruciforme consiste na exciso cirrgica da leso, abordagem de tratamento cujo prognstico considerado excelente,2 e a recidiva extremamente rara.1
O objetivo deste trabalho relatar um caso de xantoma verruciforme em palato duro, destacando caractersticas clnicas, histolgicas e abordagem cirrgica.
Relato do caso
A paciente do sexo feminino, de 62 anos, leucoderma, compareceu ao consultrio odontolgico apresentando odontalgia e desconforto sseo em palato duro na regio do primeiro molar superior esquerdo.
No exame clnico, foi verificada a presena de uma leso nodular circunscrita, exoftica, de base sssil e superfcie papilar, com colorao esbranquiada ao centro e rsea ao redor, de consistncia firme e assintomtica palpao (Figura 1).
Figura 1. Fotografia intrabucal mostrando leso isolada no palato duro.
Segundo o relato da paciente, a leso apresentava uma evoluo de aproximadamente dez anos.
A partir da histria da leso e das caractersticas clnicas observadas, sugeriu-se, como hiptese diagnstica inicial, o papiloma escamoso. O tratamento de eleio foi a exciso cirrgica da leso. Durante a anamnese, a paciente relatou estar em acompanhamento mdico e fazendo uso de bisfosfonato para tratamento de osteoporose (residronato sdico 35 mg). Portanto, foram solicitados exame de imagem (tomografia computadorizada da maxila) (Figura 2) e telopeptdio carboxiterminal do colgeno tipo I (CTx-plasmtico), um marcador bioqumico de remodelao ssea, a fim de estimar o nvel de atividade metablica do osso maxilar e avaliar o risco de osteonecrose aps a exciso da leso.
Figura 2. Corte tomogrfico sem evidncias de alteraes sseas
O resultado do CTx-plasmtico (77 pg/dl) indicou alto risco para o desenvolvimento de osteonecrose. Uma vez que o tecido sseo ficaria exposto at a completa cicatrizao por segunda inteno, foi solicitada a suspenso do medicamento por seis meses e a realizao de um novo exame aps esse intervalo, com acompanhamento mensal da leso.
Aps o perodo de seis meses, a leso permaneceu com as mesmas caractersticas clnicas pressupostas de papiloma escamoso e o novo resultado do CTx-plasmtico (172 pg/dl) indicou risco mnimo para o desenvolvimento de osteonecrose, possibilitando a sequncia do tratamento proposto, a exciso cirrgica. A abordagem foi realizada sob a anestesia local, por meio de inciso simples, com lmina de bisturi nmero 12c, contornando a leso sem margem de segurana, acompanhada de irrigao de soro fisiolgico 0,9% (Figura 3). Aps a curetagem e irrigao do leito cirrgico, suturou-se o tecido mucoso com fio de nylon 5.0, totalizando cinco pontos individuais sem aproximao dos bordos cruentos de tecidos, conduzindo a uma cicatrizao por segunda inteno.
Figura 3. Stio cirrgico aps a exciso da leso.
Aps a exciso da leso, a pea cirrgica, com dimenses de 1,0 x 0,9 x 0,3 cm (Figura 4), foi enviada para anlise histopatolgica, na qual se detectou acantose e extensa hiperqueratinizao do epitlio pavimentoso estratificado, com projees alongadas em direo lmina prpria. Observou-se, tambm, fendas e criptas entre as projees epiteliais preenchidas por paraceratina (Figura 5). Subjacente, notou-se a presena de eixos de tecido conjuntivo vascularizado, em que so observados numerosos macrfagos espumosos, trao peculiar que determina o diagnstico de xantoma verruciforme (Figura 6). Mais profundamente, o tecido conjuntivo apresentou discreto infiltrado inflamatrio justa-epitelial e extensa rea hemorrgica.
Figura 4. Pea cirrgica.
Figura 5. Exame histopatolgico evidenciando acantose e extensa hiperqueratinizao do epitlio pavimentoso estratificado com projees alongadas em direo lmina prpria (HE, 40 X).
Figura 6. Numerosos macrfagos espumosos determinando o diagnstico de xantoma verruciforme (HE, 100 X).
A paciente permanece sob acompanhamento e, 16 meses aps a realizao do procedimento cirrgico, no apresenta sinais clnicos de recidiva (Figura 7).
Figura 7. Fotografia intrabucal mostrando ausncia de recidiva 16 meses aps abordagem cirrgica.
Discusso e Concluses
Este relato apresentou um caso clnico de xantoma verruciforme, com evoluo de aproximadamente dez anos e sem histrico de trauma, o tratamento e o acompanhamento da leso.
No caso relatado, foi verificada clinicamente leso nodular circunscrita, exoftica, de base sssil e superfcie papilar, com colorao esbranquiada ao centro e rsea ao redor, de consistncia firme e assintomtica palpao, localizada em palato duro, o segundo stio mais acometido, embora possa ocorrer em qualquer regio da mucosa oral,10 alm de stios extrabucais como vulva, escroto, pnis, nus e outras regies mucocutneas.2, 3
O diagnstico diferencial incluiu leses com caractersticas similares, como papiloma escamoso, verruga vulgar e condiloma acuminado, alm de leses malignas, como carcinoma verrucoso e carcinoma de clulas escamosas.1, 11 A partir do relato da paciente durante a anamnese e das caractersticas observadas no exame clnico, foi sugerido o diagnstico de papiloma escamoso. Somente aps a anlise histopatolgica, o correto diagnstico do xantoma verruciforme foi estabelecido, enfatizando a importncia do exame histopatolgico no diagnstico da leso.
Segundo a anlise histopatolgica, trs tipos de xantoma verruciforme so reconhecidos com base na arquitetura microscpica da superfcie. Embora o Tipo C (tipo plano), que apresenta acantose leve, alongamento varivel das criptas epiteliais e uma fina camada de paraqueratose, seja apontado como o mais frequente,2, 12 o caso relatado foi identificado como Tipo A (tipo verrucoso), que apresenta hiperparaceratose, acantose e alongamento das criptas epiteliais, sendo evidenciado no exame histopatolgico acantose e extensa hiperqueratinizao do epitlio pavimentoso estratificado, com projees alongadas em direo lmina prpria.
A associao do xantoma verruciforme a leses prvias ou concomitantes na mucosa oral, como lquen plano, pnfigo vulgar, carcinoma in situ e carcinoma epidermide, foram relatadas.7 Contudo, no caso apresentado, nenhuma outra alterao foi identificada na cavidade oral.
Devido a condio sistmica da paciente, que relatou fazer uso de bisfosfonato para tratamento de osteoporose, a tomografia computadorizada e o CTx-plasmtico foram solicitados como exames complementares, a fim de avaliar o risco de osteonecrose aps a exciso da leso. O uso crnico de bisfosfonatos pode levar osteonecrose dos maxilares e qualquer interveno odontolgica ssea pode desencadear o processo.13 Sendo assim, em condies sistmicas favorveis, pode ser considerada a possibilidade de uma suspenso temporria do bisfosfonato previamente a procedimentos cirrgicos invasivos,14 como foi realizado no caso relatado.
O tratamento do xantoma verruciforme consiste na exciso cirrgica da leso. A leso apresenta um bom prognstico e a recidiva e malignizao dessa leso raramente so documentados.11 Contudo, trs casos de recidiva na regio do palato duro foram relatados,10 o que indica a necessidade de proservao dos casos. No relato apresentado, a exciso cirrgica da leso foi a abordagem realizada. Dessa maneira, a paciente permanece sob acompanhamento e, 16 meses aps o procedimento cirrgico, no apresenta sinais de recidiva.
A ocorrncia de leses mltiplas ou disseminadas do xantoma verruciforme extremamente rara.11 Em um relato de condio generalizada, Huang et al.15 utilizaram a crioterapia criognica como abordagem teraputica. Embora nem todas as leses tenham sido tratadas, no foi observada recidiva aps 18 meses de acompanhamento. Este foi o primeiro relato de sucesso no tratamento do xantoma verruciforme por meio da crioterapia, portanto, a exciso cirrgica permanece a primeira alternativa de escolha no tratamento da leso.
O xantoma verruciforme uma leso benigna que apresenta aspectos clnicos semelhantes a outras leses, portanto, faz-se necessria a anlise histopatolgica de forma a estabelecer o diagnstico definitivo. A exciso cirrgica a tcnica recomendada para tratamento da leso, demonstrando eficcia no caso relatado.
Referncias
1. Marques YMFS, de Andrade CR, de Sousa M, Orsini SC, Navarro CM. Oral verruciform xanthoma: a case report and literature review. Case Rep Pathol. 2014;2014:1-3.
2. de Andrade BA, Agostini M, Pires FR, Rumayor A, Carlos R, de Almeida OP, et al. Oral verruciform xanthoma: a clinicopathologic and immunohistochemical study of 20 cases. J Cutan Pathol. 2015;42:489-95.
3. Cebeci F, Verim A, Somay A, alıkoğlu E. Verruciform Xanthoma of a Lower Lip Lesion: A New Case and Review of the Literature. Case Rep Dermatol. 2017;9:130-135.
4. Shafer WG. Verruciforme xanthoma. Oral Surg med Oral Pathol. 1971; 31:784-789.
5. Tamiolakis P, Theofilou VI, Tosios KI, Sklavounou-Andrikopoulou A. Oral verruciform xanthoma: report of 13 new cases and review of the literature Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2018;23:e429-e435.
6. Yu CH, Tsai TC, Wang JT, Liu BY, Wang YP, Sun A, et al. Oral Verruciform Xanthoma: A Clinicopathologic Study of 15 Cases. J Formos Med Assoc. 2007; 106:141-147.
7. Monteiro MCLJ, Furuse C, C LC, Santana AF, Arajo VC. Verruciform xanthoma: case report. Rev Gach Odontol. 2016;64:79-82.
8. Qi Y, Sun Q, Yang P, Song A. A case of multiple verrucifot xanthoma in gingiva. Br Oral Maxillofac Surg. 2014;52:e1- e3.
9. Harris L, Staines K, Pring M. Oral verruciform xanthoma. BMJ Case Rep.2015;2015:bcr2014209216.
10. Garcia AS, Pagin O, da Silva Santos PS, Oliveira DT. Verruciform xanthoma in the hard palate: a case report and literature review. J Korean Assoc Oral Maxillofac Surg. 2016;42:383-387.
11. Capocasale G, Panzarella V, Tozzo P, Mauceri R, Rodolico V, Lauritano D, et al. Oral verruciform xanthoma and erythroplakia associated with chronic graft-versus-host disease: a rare case report and review of the literature. BMC Res Notes. 2017;10: 631-636.
12. Kimura M, Ohto H, Shibata A, Enomoto A, Umemura M. Clinicopathological and immunohistochemical characteristics of verruciform xanthoma of the lower gingiva: A case report. J Clin Diagn Res. 2016;10:ZD05-ZD06.
13. de Souza LN, de Souza ACRA, Mari VFA, Borges APN,Alvarenga RL. Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos: reviso da literatura e apresentao de um caso clnico. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2009;50:229-236.
14. Coelho AI, de Sousa Gomes P, Fernandes MH. Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bifosfonatos. Parte II: linhas de orientao na consulta de medicina dentria. Ver Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2010;51:185-191.
15. Huang YF, Hsu JD, Yang HW, Zhao JH, Chang YC, Chuang YC. Multiple oral verruciform xanthoma treated with cryotherapy. J Dent Sci. 2017;12:105-106.
Hassan Lavalier de Oliveira Lima
Correio eletrnico: hassan.lima@gmail.com
Agradecimento
Agradecemos Profa. Dra. rika Martins Pereira pelas fotografias e o Prof. Dr. Jos Ribamar Sabino Bezerra Jnior pela reviso inicial.
Conflito de interesses
Os autores declaram no haver conflito de interesses.
Responsabilidades ticas
Proteo de pessoas e animais. Os autores declaram que os procedimentos seguidos estavam de acordo com os regulamentos da comisso de investigao clnica e tica relevante e de acordo com os do Cdigo de tica da Associao Mdica Mundial (Declarao de Helsnquia).
Confidencialidade dos dados. Os autores declaram ter seguido os protocolos do seu centro de trabalho acerca do acesso aos dados de pacientes e sua publicao.
Direito privacidade e consentimento escrito. Os autores declaram ter recebido consentimento escrito dos pacientes e/ou sujeitos mencionados no artigo. O autor para correspondncia est na posse deste documento.
Declarao de contribuio dos autores CRediT
Karla Lays dos Santos Machado: Investigao, Redao do rascunho original.
Izabel Cristina Vieira de Oliveira: Superviso, Anlise formal, Validao, Visualizao, Redao reviso e edio.
Hassan Lavalier de Oliveira Lima: Anlise formal, Visualizao, Redao reviso e edio.
Eider Guimares Bastos: Conceitualizao, Anlise formal, Metodologia, Administrao do projeto, Superviso, Validao.
1646-2890/ 2022 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentria. Published by SPEMD.
This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0).