Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&

Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Revista Portuguesa de Estomatologia Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | 2022 | 63 (1) | 1-2




Editorial

Biénio 2022-23


a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), Lisboa, Portugal
Duarte Marques - uarte.marques@campus.ul.pt

  Show More



Volume - 63
Issue - 1
Editorial
Pages - 1-2
Go to Volume


Received on 31/03/2022
Accepted on 31/03/2022
Available Online on 31/03/2022


10.24873/j.rpemd.2022.03.863

Editorial

 

Biénio 2022-23

Biennium 2022-23

 

Duarte Marques1,* 0000-0003-1966-8281

1 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD), Lisboa, Portugal

Presidente da Direção

 

*Correspondência para:

 

À semelhança do mundo, também a Medicina Dentária e a Estomatologia vivem dias desafiantes e incertos que poucas memórias vivas tiveram oportunidade de testemunhar. Com essa incerteza em mente, mas seguros de que as adversidades oferecem caminhos de oportunidade e de desenvolvimento, assumimos, no final do ano passado, o desafio de candidatura aos órgãos sociais da SPEMD. No momento da publicação deste editorial, os órgãos sociais já tomaram posse e a SPEMD funciona com plenitude de funções dos novos órgãos. Procurámos agregar a experiência de membros antigos e icónicos da Sociedade à irreverência e capacidade de inovação dos jovens.

Tenho por certo que prestigiarão de forma sustentada o bom nome da Sociedade. Ao longo dos seus mais de 100 anos de história, a nossa Sociedade desenvolveu uma identidade com uma herança sólida tendo privilegiado o desenvolvimento científico, cultural e social dos seus associados. Com humildade só posso agradecer aos diversos membros dos órgãos diretivos e científicos que fizeram e fazem parte da SPEMD, em particular aos membros da Direção cessante e ao seu Presidente, Professor Sampaio Fernandes, que, com coragem e audácia, souberam adequar a Sociedade a um contexto pandémico criando novas dinâmicas e abrangências. Numa perspetiva de continuidade, tudo faremos para estar à altura das responsabilidades que assumimos e dos desafios estratégicos a que nos propomos, procurando manter a cultura de diálogo com as sociedades científicas afiliadas e outras, mas também caminhando de mãos dadas com a comunidade em geral. Queremos, com esta atitude de responsabilidade imposta pela própria conjuntura internacional, manter a Sociedade alinhada com os caminhos da ciência.

É nossa vontade apostar no desenvolvimento sustentável e dinâmico da SPEMD assente no equilíbrio necessário entre os pilares da formação, informação e comunicação. Desta forma, pretendemos manter a formação contínua atualizada e focada nas necessidades dos nossos associados, e nos colegas em geral, através da realização de webinares, mantendo o carácter digital da Sociedade, desenvolvido nos últimos dois anos, e ultrapassando, desta forma, os condicionamentos geográficos. Retomaremos as ações de formação contínua e cursos hands-on presenciais, reforçando a ligação pessoal e humana com os participantes.

O congresso anual da SPEMD, que conta já com 40 edições, retomará o seu formato presencial, com o modelo de organização alternada pelos centros regionais, Norte, Centro e Sul, da Sociedade. Este ano de 2022, realizar-se-á na Figueira da Foz, entre 13 e 15 de outubro, sob responsabilidade do Conselho Regional Centro. Continuaremos a participar, em parceria com a OMD, na Assembleia Geral da Federação Dentária Internacional (FDI), representando os nossos associados, médicos dentistas e estomatologistas, pretendemos captar novos parceiros na Indústria assegurando mais vantagens para os nossos sócios e iremos aumentar e robustecer a atribuição dos selos de qualidade contribuindo, desta forma, para o aumento da notoriedade da SPEMD. Valorizamos quem caminha connosco e por isso pretendemos manter e criar novas parcerias sinergéticas com instituições comerciais e Sociedades Científicas de forma a agregar vantagens para os nossos sócios.

A SPEMD é, de facto, uma Sociedade do conhecimento, mas quem não comunica não existe. Por isso pretendemos reforçar a ligação entre a SPEMD e a sociedade civil, promovendo e divulgando a literacia em saúde oral com o objetivo de contribuir para a consciencialização da sua importância na saúde em geral. Ao longo do ano encontram-se definidas várias efemérides em que a literacia em saúde oral será promovida através das redes sociais e newsletters da SPEMD.

Também nesta perspetiva queremos a Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial com mais leitores, citações e indexações internacionais. A revista da SPEMD é a publicação de referência, portuguesa, na área de Medicina Dentária, Estomatologia e Cirurgia Maxilofacial, disponível online exclusivamente em formato digital. Representa o rigor e o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas e continuará a assumir um papel central nas actividades da SPEMD. A reconhecida qualidade dos trabalhos publicados, revistos por pares, permite por um lado o aproximar de importantes personalidades da área e, por outro, contribuir para a divulgação de informação científica indexada e de qualidade em Portugal e no mundo.

Uma sociedade científica é a imagem dos seus associados. Queremos uma Sociedade onde todos se sintam bem-vindos e integrados continuando a crescer como espaço de ciência, de partilha de experiência e conhecimento alinhada com a irreverência e criatividade. Assim, queremos dar a conhecer as atividades da SPEMD e cativar novos sócios junto do público mais jovem.

A SPEMD continuará a assumir um papel impulsionador do desenvolvimento científico através do seu Patrocínio Científico a eventos de formação contínua de reconhecida qualidade e do apoio monetário a deslocações ao estrangeiro para a apresentação de trabalhos científicos. Em Portugal, contaremos ainda com os Prémios Congresso da SPEMD para os melhores trabalhos

de investigação e casos clínicos bem como com o Prémio de Investigação, atribuídos anualmente. Consideramos essenciais estas formas de apoio à divulgação científica dos trabalhos realizados pelos sócios, em particular os sócios estudantes.

Numa perspetiva de equidade e inclusão, os sócios estudantes continuarão a ter acesso a isenção da quota anual. Por fim, e não menos importante, encaramos com honra e empenho o desafio de contribuir para o crescimento, afirmação e reconhecimento do bom nome da mais antiga sociedade médica portuguesa. Temos história e temos caminho a percorrer, tudo faremos para garantir o futuro.

 

*Autor correspondente:

duarte.marques@campus.ul.pt

 

1646-2890/© 2022 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Published by SPEMD.

This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).