Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&

Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Revista Portuguesa de Estomatologia Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | 2020 | 61 (1) | 1




Editorial

A Revista passa a digital


a Editores-chefe

  Show More



Volume - 61
Issue - 1
Editorial
Pages - 1
Go to Volume


Received on 28/07/2020
Accepted on 28/07/2020
Available Online on 28/07/2020


Editorial

 

A Revista passa a digital

This journal goes digital

 

Jaime Portugal, Duarte Marques

Editores-chefe

 

*Correspondence to:

 

http://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.07.700

 

Quando surgiu há 85 anos pela mão da jovem Sociedade Portuguesa de Estomatologista, com o nome de “Revista Portuguesa de Estomatologia”, os princípios que nortearam os colegas fundadores eram os de facultar os ensinamentos que do exterior vinham e os que no país se geravam nas ciências orais aos estomatologistas portugueses de então, cujo número ultrapassava em pouco a centena e se encontravam dispersos por todo o território nacional. 1

Desde então, a Revista tem passado por diversas fases e assumido diferentes nomes, de forma a melhor se adaptar à evolução da profissão, contribuindo para o estudo, divulgação e progresso científico desta área das ciências médicas. Em 1941, tornou-se uma publicação regular com o título de “Revista da Sociedade Portuguesa de Estomatologia”. Em 1960, o nome foi alterado para “Revista Portuguesa de Estomatologia e Cirurgia Maxilofacial” e iniciada a atual numeração da Revista. Finalmente, em 1999 adquiriu o seu nome atual de “Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial”.2

Ao longo da sua história, a Revista tem acompanhado a evolução da profissão, da comunidade científica e da sociedade. Considerando a comunidade global em que vivemos e tendo em conta o crescente reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos clínicos e investigadores, a Revista tem apostado nos últimos anos na sua internacionalização de forma a permitir uma maior visibilidade dos trabalhos publicados. Nesse sentido, a Revista passou a ser disponibilizada on-line, com acesso livre, foi incentivada a publicação na língua inglesa e obtida a indexação da Revista em várias bases de dados internacionais.3 Todos estes fatores tornaram possível o acesso à informação contida nos artigos e resumos de congressos publicados por um número cada vez maior de clínicos e investigadores em todo o mundo.

Enquanto parte integrante da Sociedade, a revista deve reflectir sobre as políticas sociais e ambientais atuais na utilização racional dos recursos naturais. Desta forma, e tendo em conta os custos ambientais associados à distribuição em papel, chegou o momento de dar um novo passo e assumir o fim da Revista em papel. A partir deste número a Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial passará a ser distribuída apenas em formato digital.

 

Referências

1. Varela P. Definindo posições. Revista Portuguesa de Estomatologia. 1934;1:1-8.

2. Portugal J. Mais um passo em frente. Rev Port Estomatol Med Dent CirMaxilofac. 2011; 52:1.

3. Portugal J, Marques D. Tornando-se uma revista de acesso livre, aumenta a visibilidade dos trabalhos publicados. Ver Port Estomatol Med Dent CirMaxilofac. 2015; 56:1-2.

 

*Corresponding author:

Jaime Portugal

Correio eletronico: jaimeportugal@edu.ulisboa.pt