Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&

Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac | 2018 | 59 (1) | 1




Editorial

SPEMD 2018-2019: Objetivos programáticos do mandato do centenário

SPEMD 2018-2019: Program objectives of the centennial term of office


a Presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD)

  Show More



Volume - 59
Issue - 1
Editorial
Pages - 1
Go to Volume


Received on 29/06/2018
Accepted on 29/06/2018
Available Online on 29/06/2018


Editorial

 

SPEMD 2018-2019: Objetivosprogramáticos do mandato do centenário

SPEMD 2018-2019: Program objectives of the centennial term of office

 

João Carlos Sampaio Fernandes

Presidente da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD)

 

http://doi.org/10.24873/j.rpemd.2018.06.221

 

A SPEMD, enquanto Sociedade Científica com uma história inigualável de dignificação da Medicina Dentária e da Estomatologia Portuguesas tem hoje um visível protagonismo científico.

Ao longo dos últimos mandatos muito foi feito para a tornar uma instituição moderna, com instalações condignas, e fundamental quanto à formação humana, profissional e científica dos seus associados.

Na altura em que assumimos a sua Direção, importa realçar alguns dos aspetosque consideramos importante desenvolver:

1. Organizar o seu Congresso Anual, que decorre sucessivamente nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra, e promover açõesde formação científica de qualidade, em diferenteslocais do país.

2. Promover as Comemorações de Santa Apolónia, actividade lúdica e cultural, e de são convívio familiar, que sempre foi apanágio da SPEMD e que esperamos continue por longos anos.

3. Representar, em parceria com a OMD, os seus associados a nível internacional, nomeadamente na Federação Dentária Internacional (FDI).

4. Valorizar as parcerias institucionais e as Sociedades Afiliadas, e que atualmentesão a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dentofacial(SPODF), a Sociedade Portuguesa de Endodontologia(SPE), a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), a Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orfoacial(SPDOF), a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), a Universidade Católica Portuguesa – Pólo de Viseu, a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, a Miúdos OtimistasMiúdos Saudáveis (MOMS), a Associação Portuguesa de Higienistas Orais (APHO), a EuropeanSocietyofCosmetic Dentistry/ESCD), o Grupo IFE/Revista Saúde Oral e o Grupo Maxillaris.

5. Publicar esta Revista de forma regular, com conteúdos científicos sérios e originais, e sempre após aprovação por revisores de elevado mérito técnico e científico. Importa realçar que a revista atingiu já um nível elevado de indexação científica, mas que se torna imperioso conseguir maior reconhecimento internacional. É gratificante ouvir de inúmeros colegas elogios ao seu conteúdo científico, e os autores reconhecerem que a exigência dos revisores tem levado a que os artigos científicos sejam vistos de forma cada vez mais prestigiada. Vamos continuar a pugnar pela publicação dos artigos científicos que a comunidade médico-dentária, incluindo os estudantes, portuguesa e de cada vez mais países, nos confiame que muito nos gratificam. Função de alta relevância,tendo em conta que, em Portugal, as alternativas quase não existem.

6. Um dos pontos que interessa tornar claro prende-se com as vantagens de ser sócio da SPEMD. Nesse aspeto, há anos que atribuímos o Patrocínio Científico que valoriza a formação contínua e torna esses eventos menos onerosos para os nossos sócios, apoiamos monetariamente sócios que se desloquem ao estrangeiro para apresentar trabalhos científicos, e atribuímos os Prémios Congresso SPEMD e o Prémio de Investigação.

Outra forma de valorizar a condição de associado é promover ainda mais parcerias com Sociedades Científicas, portuguesas e estrangeiras. A mais recente foi a EuropeanSocietyofCosmeticDentistry (ESCD).

Tudo faremospara que nos possamos orgulhar de pertencer à SPEMD, a mais antiga sociedade médica portuguesa, que em 2019 completa 100 anos.