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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2004 | 45 (3) | Page(s) 131


Editorial

Editorial


  DOI:



Volume - 45
Issue - 3
Editorial
Pages - 131
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Received on 30/09/2004
Accepted on 30/09/2004
Available Online on 30/09/2004


A formação contínua dos médicos dentistas, no sentido lato do termo, abrange os congressos, cursos, simpósios, o estudo em livros e revistas, a formação on-line, os cursos de pós-graduação, mestrado ou doutoramento e os estágios de curta, média ou longa duração, entre outros. Tendo em conta as diferentes áreas da Medicina Dentária, nem sempre é fácil nem exequível seleccionar a forma adequada de actualização, assim como a escolha das revistas e livros a ler. Acima de tudo, o profissional que se dedique preferencialmente ou em exclusividade a uma só área científica, está na eminência de ficar rapidamente desactualizado nas restantes áreas. Muitos colegas resolvem dedicar-se de novo a “especialidades” que anteriormente tinham já abandonado. Uma das formas mais interessantes de actualização de conhecimentos é aquela que, de uma forma regular, decorre em algumas Faculdades estrangeiras (Ex. Geneve). Em cada ano, as diferentes disciplinas pertencentes ou com afinidades a cada grupo ou área científica (Cirurgia, Prótese, Ortodontia, Dentisteria / Endodontia ou outras) organizam um curso, de dois ou três dias, durante o qual se faz a actualização dos conhecimentos que foram ministrados na pré e pós-graduação nos últimos cinco anos. Desta forma, a frequência anual deste curso vai, não só permitir aos médicos dentistas a sua actualização em todas as áreas, assim como reforçar o espírito de grupo dos licenciados da instituição. Outra possibilidade de proporcionar uma formação contínua teórica e prática é a abertura de vagas nas Faculdades para alunos extraordinários. Nesta modalidade, que vem sendo praticada há longos anos em diferentes Universidades portuguesas, um número restrito de licenciados pode inscrever-se e frequentar uma ou mais disciplinas do plano do curso, de modo similar aos alunos que estão a fazer a licenciatura. No final podem ser avaliados e obter o certificado correspondente. Este modelo de formação permite uma ligação mais estreita à vida profissional, facilitando os contactos entre as diferentes gerações, e realçando eventuais deficiências ou potencialidades do ensino da disciplina, a qual deverá ser regularmente actualizada.


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