Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
SPEMD | 2004 | 45 (1) | Page(s) 15-21
Investigação
O stress e a ansiedade do estudante de Odontologia durante o ensino-aprendizagem em Cirurgia
a Mestre em Educação, área de concentração Ciências da Saúde
b Professor titular da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Faciais da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA/Ceufe – MG)
c Cirurgião-Dentista, estagiário da Disciplina de Cirurgia da EFOA/Ceufe - MG
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 45
Issue - 1
Investigação
Pages - 15-21
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Article History
Received on 30/03/2004
Accepted on 30/03/2004
Available Online on 30/03/2004
Keywords
Resumo
A ansiedade e o stress podem bloquear o domínio das activídades e raciocínio. Sendo a Cirurgia uma disciplina capaz de colocar o aluno frente a situações extremamente delicadas, o objectivo deste estudo foi avaliar os sinais vitais (Tensão Arterial média (TA), frequência respiratória (FR) e pulso carotídeo (PC)), reflexos da ansiedade e stress, dos estudantes de Odontologia da EFOA/Ceufe durante a realização de seus primeiros procedimentos cirúrgicos. Os resultados mostraram menor variação de TA média e FR dos voluntários que haviam auxiliado procedimentos cirúrgicos anteriormente. O sexo masculino mostrou as menores médias de variações. Os momentos com mais stress corresponderam aos períodos da anestesia local, sindesmotomia e após extracção dentária. Desta forma, visando um melhor aproveitamento do estudante, é fundamenta/ o estabelecimento de novas propostas didácticas de ensino em Cirurgia Oral.
Abstract
Abstract: Anxiety and stress can block the domain of the activities and reasoning. Being the Surgery one disciplines capable to place the apprentice front the extremely delicate situations, the objective of this study was to evaluate the vital signals (average arterial pressure, respiratory frequency and carotid pulse), consequences of the anxiety and stress, of the Odontologia academics of the EFOA/Ceufe during the accomplishment of their first surgical procedures. The results had shown to minor variation of average PA and FR of the volunteers who had assisted surgical procedures previously. The masculine sorr showed the average minors of variations. The greater moments stress had corresponded to the periods of the local anesthesia, sindesmotomy and after dental extraction. Of this form, aiming at one better exploitation of the academic, is basic the establishment of new didactic proposals of education in Oral Surgery.