Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
SPEMD | 2005 | 46 (2) | Page(s) 109-116
Revisão
Cáries Precoces de Infância - Uma Revisão Bibliográfica.
a Médico Dentista, Monitor da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
b Médica Dentista, Professora Associada da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Regente da disciplina de Odontopediatria
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 46
Issue - 2
Revisão
Pages - 109-116
Go to Volume
Article History
Received on 30/06/2005
Accepted on 30/06/2005
Available Online on 30/06/2005
Keywords
Resumo
As cáries precoces de infância correspondem a uma entidade clínica cujo mecanismo histopatológico é já conhecido, mas no qual os factores ambientais e do hospedeiro levam a que a progressão do processo carioso seja anormalmente rápida e siga um padrão bastante característico. No sentido de facilitar o diagnóstico desta patologia e de interpretar correctamente estudos retrospectivos, é fundamental que o diagnóstico e definição sejam consensuais e universais. Em países em vias de desenvolvimento e entre comunidades socio-economicamente desfavorecidas, a taxa de prevalência desta patologia é assustadoramente elevada, o que a torna um grave problema de saúde pública que exige medidas de prevenção que englobem os indivíduos afectados, os encarregados de educação e a sociedade em geral.
Abstract
Early childhood caries is a disease with a well known histopathological mechanism; however, there are enviromental or host factors that make the development of caries in these cases evolve abnormally faster, and with a very specific pattern. Diagnosis and definition are fundamental so that retrospective studies can be easily compared and fully interpretated. The prevalence of this pathology is very high in developing countries and in socio-economically poor communities; this makes it a serious public health problem, that demands for preventive measures gathering children, parents and teachers.