Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
SPEMD | 2005 | 46 (2) | Page(s) 101-106
Caso ClÍnico
Pulpotomia de Dentes Decíduos com Mineral Trióxido Agregado. Caso Clínico.
a Médica Dentista. Mestrado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Barcelona. Assistente da disciplina de Odontopedia-tria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
b Médico Dentista. Pós-graduação em Implantologia e Reabilitação Oral pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Nova York; E.U.A.
c Médica Dentista. Mestrado e especialidade em Odontopediatria pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Minnesota; E.U.A. Doutoramento em Odontopediatria pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Regente da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 46
Issue - 2
Caso ClÍnico
Pages - 101-106
Go to Volume
Article History
Received on 30/06/2005
Accepted on 30/06/2005
Available Online on 30/06/2005
Keywords
Resumo
O Agregado de Trióxido Mineral (MTA) é um material composto por partículas de óxidos minerais, que foi introduzido recentemente na Medicina Dentária. O caso clínico apresentado exemplifica o uso do MTA no tratamento pulpar de dentes decíduos vitais (pulpotomia) e tem por objectivo discutir as vantagens e limitações do uso do MTA neste tratamento específico de Odontopediatria.
Abstract
The Mineral Trioxide Aggregate (MTA) is a material composed by mineral oxide particles, that was recently introduced in dentistry. The presented clinical case exemplify the use of MTA in primary molars pulp therapy (pulpotomy) and discusses the advantages and limitations of its clinical use in this type of therapy.