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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2016 | 57 (1) | Page(s) 21-29


Investigação Original

Ensino pré-clínico de prótese fixa. Proposta de modelos de aprendizagem

Pre-clinical education in fixed prosthodontics. Proposal of learningmodels


a Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, Porto, Portugal
b INEGI - Instituto Nacional de Engenharia e Gestão Industrial, Porto, Portugal
c Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, Portugal

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Volume - 57
Issue - 1
Investigação Original
Pages - 21-29
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Received on 28/07/2015
Accepted on 20/11/2015
Available Online on 02/03/2016


Objetivos: Este trabalho teve como objetivo comparar o método de aprendizagem clássico de preparações dentárias com um novo método de aprendizagem, usando modelos com referenciações e guias de aprendizagem. Métodos: Foram arbitrariamente selecionados 30 alunos, divididos em 2 grupos de 15 - grupo A e grupo B (controlo). Houve 2 fases no estudo (diagnóstico e aprendizagem). Conceberam--se modelos devidamente calibrados com referenciações e guias de aprendizagem que foram preparados pelo grupo A. O grupo B preparou segundo o método clássico. Os resultados foram lidos e comparados pelo sistema PREPassistant®, segundo uma grelha de avaliação pré-concebida. Resultados: Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas na fase de diagnóstico. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos A e B na fase de aprendizagem, com melhor desempenho do grupo A. Conclusões: Os modelos obtidos em CAD e avaliados com o PREPassistant® permitem uma evolução significativa na técnica de preparação dentária e a fase de aprendizagem pode ser mais rápida e intuitiva. Foi possível criar modelos padronizados para a técnica de preparação dentária, segundo o eixo da preparação e da margem de acabamento cervical. © 2015 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Publicado por Elsevier España, S.L.U. Este é um artigo Open Access sob a licença de CC BY-NC-ND


Objectives: This study aimed to compare the classic learning method of dental preparationswith a new learning method, using templates with referrals and learning guides. Methods: In this study, 30 students were selected arbitrarily, divided in two groups of 15 - Group A and Group B (control). There were two phases (diagnostic and learning). Conceived models were calibrated with referrals and learning guides that were prepared by group A. Group B prepared according to the classical method and results were read and compared by the PREPassistant® system according to a preconceived evaluation grid. Results: There were no statistically significant differences in the diagnostic phase. In the learning stage, differences between groups A and B were statistically significant; being the group A the best performing group. Conclusions: The models obtained in CAD and evaluated by the PREPassistant® allow significant developments in dental preparation technique and the learning phase can be more quickly and intuitively developed. It was possible to create standardized models for the dental preparation technique according to the axis of the preparation and of the cervical margin finishing. © 2015 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Published by Elsevier España, S.L.U. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license


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