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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2006 | 47 (1) | Page(s) 5-13


Investigação

Avaliação da Tomada de Decisão perante Traumatismos Dentários


a Licenciados em Medicina Dentária
b Docente de Saúde Comunitária, FCS-UFP

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  DOI:



Volume - 47
Issue - 1
Investigação
Pages - 5-13
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Received on 30/03/2006
Accepted on 30/03/2006
Available Online on 30/03/2006


Existem estudos que indicam elevada prevalência de traumatismos dentários em crianças e adolescentes e que frequentemente estes ocorrem na escola. Os traumatismos das estruturas dentárias estão associados a significativos impactos de natureza física, psíquica, social e económica, onde a reabilitação por vezes está condicionada pelo rápido acesso aos tratamentos e à disponibilidade dos mesmos num quadro de emergência clínica. O objectivo do estudo foi o de determinar os conhecimentos dos agentes escolares e sua influência na tomada de decisão perante acidentes escolares com envolvimento traumático das estruturas oro-dentárias. Foi realizado um inquérito aos gestores escolares, professores de educação física e auxiliares de acção educativa pertencentes às escolas EB1, EB2,3 e Secundárias do concelho da Maia. Os dados foram analisados nas suas componentes univariada e multivariada com recurso ao SPSS 12.0. Aderiram a este inquérito a totalidade das escolas solicitadas (n=11). Nenhum dos inquiridos possuía formação em cuidados primários médico-dentários. A informação disponível nas escolas indica apenas a solicitação dos bombeiros. Verificou-se a inexistência de protocolos de actuação em emergência médica envolvendo os dentes e a falta de formação específica dos participantes. Assim, tudo indica ser necessário promover acções de formação e educação para saúde oral em ambiente escolar contemplando alunos, professores e auxiliares e visem a prevenção de traumatismos dentários, bem como a definição de protocolos de actuação.


Studies indicate a very high prevalence of dental traumas in children and adolescents and frequently these occur in the school. The trauma to dental structures is associated to significant impacts of physical, psychic, social and economic nature. In these cases, rehabilitation depends on the fast access to treatments and on the availability in a hospital emergency panorama. The study objective was to determine the knowledge of the school agents and its influence in the management of school accidents related with oral structures trauma. An inquiry was undertaken to school managers, physical education teachers and educative assistants in the EB1, EB2,3 and Secondary schools of the city Maia’s Council. The data was analyzed descriptive and analytically with the use of the SPSS 12.0. All the requested schools (n=11) participated in this inquiry. None of the inquired person had specific formation in primary dental care. The available information indicates that the schools request the services of firemen. It is revealed the inexistence of management protocols for medical emergencies involving teeth and the participants lack of specific formation. Thus, everything indicates that it is necessary to promote courses for oral health formation and education, in a school set, contemplating as pupils, teachers and assistant, aiming the prevention of dental traumas, as well as, the definition of management protocols.


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