Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
XXXVI Reunião Científica Anual da Sociedade Portuguesa de Ortodontia e Ortopedia Dento-Facial (SPODF) Leiria, 16 e 17 de maio de 2025 | 2025 | 66 (S1) | Page(s) 101
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#SPODF2025-8 O Doente Emudecido: Leitura da Linguagem Não Verbal no setting de consulta Médico Dentária
a Clínica Universitária Egas Moniz e Centro de Investigação Interdisciplinar – Egas Moniz Egas Moniz School of Health & Science
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 66
Supplement - S1
Poster
Pages - 101
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Article History
Received on 08/10/2025
Accepted on 09/10/2025
Available Online on 09/10/2025
Keywords
Resumo
Introdução: De acordo com a literatura científica, o Médico Dentista posiciona-se como um Leitor das expressões não-verbais do Paciente (e vice-versa), considerando-se, assim que, a pertinência do aprofundamento do conhecimento sobre a Comunicação Não-Verbal pode resgatar as competências do Médico Dentista (ao nível dos sinais não verbais emitidos) para melhor compreender as vivências intrapsíquicas dos Doentes que parecem assumir na consulta, - o Perfil de Doente Emudecido. A presente revisão pretende enfatizar a importância da leitura da Linguagem Não–Verbal no Setting da consulta em Medicina Dentária. Materiais e Métodos: Foram analisados 20 artigos in full-text publicados em inglês entre 2002 e 2024 na PubMed, Scopus, B-On e em referências de artigos pré-selecionados, sobre a pertinência do aprofundamento do conhecimento ao nível das dimensões da comunicação não-verbal entre o Médico Dentista e o Doente no contexto de consulta em Medicina Dentária. Resultados: A análise da pesquisa efetuada sugere, assim, categorias comunicacionais tais como a Expressão Facial, Gestualidades Corporais, Paralinguagem, Setting da Consulta e Manifestações psicossomáticas, como dimensões fundamentais da linguagem não verbal na interação Médico Dentista-Paciente no decurso da consulta. Releva-se, também, que os Médicos Dentistas parecem valorizar as dimensões da linguagem não- -verbal de forma diferenciada das dos seus pacientes, sublinhando- se, assim, a necessidade perentória em melhorar essa sintonia da Linguagem do Silêncio no sentido de colmatar as necessidades dos Pacientes. Conclusão: Os dados sugerem que uma das maiores razões de suporte da relação Médico Dentista-Paciente, configura-se na qualidade da comunicação Verbal e Não Verbal estabelecida na consulta, com implicações inerentes ao nível da satisfação e adesão terapêutica dos pacientes. Salienta-se ainda, a necessidade de promover o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais dos Médicos Dentistas no contexto da aprendizagem Curricular Pré e Pós-Graduada.