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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Figueira da Foz, 9 a 11 de outubro de 2025 | 2025 | 66 (S1) | Page(s) 88


Investigação Original

#097 Perceções sobre Competências Desenvolvidas em Projetos com Inteligência Artificial


a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, Porto, Portugal

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Volume - 66
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 88
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Received on 09/10/2025
Accepted on 09/10/2025
Available Online on 09/10/2025


Objetivos: A integração de tecnologias digitais emergentes, como a inteligência artificial (IA), no contexto do ensino de medicina dentária, promove ambientes de aprendizagem mais centrados no estudante e orientados para o desenvolvimento de competências transversais e digitais, ao proporcionar uma aprendizagem mais personalizada e o espírito crítico. Já as abordagens pedagógicas que envolvem a colaboração horizontal, bem como o uso significativo de tecnologias de educação, revelam-se atitudes promotoras da aprendizagem ativa, aumentando a motivação e eficácia comunicativa e favorecendo a aquisição de competências interpessoais, autonomia e pensamento crítico. O objetivo deste estudo foi avaliar a perceção dos estudantes sobre as competências adquiridas na sequência da participação em projetos envolvendo o recurso à IA no âmbito da unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, em dois anos letivos consecutivos. Materiais e métodos: Foi aplicado um questionário com 35 itens distribuídos por cinco domínios (Alfa de Cronbach > 0.70): interação estudante-instrutor, interação estudante-estudante, interação com ferramentas tecnológicas, autonomia/espírito crítico e competências comunicativas. As respostas foram recolhidas antes e após a implementação do projeto. As diferenças foram avaliadas com o teste de Mann-Whitney (p<0.05). Resultados: Na amostra total (n=267) observou-se, na avaliação global, uma melhoria estatisticamente significativa nos domínios interação estudante-instrutor, interação com ferramentas tecnológicas e competências comunicativas. Embora se tenham observado melhorias nos domínios autonomia e espírito crítico e interação estudante-estudante, estas não atingiram significância estatística. De facto, as médias foram superiores a 4 (próximas do ponto máximo da escala), tanto antes como após o projeto, o que indica uma perceção positiva por parte dos estudantes, refletindo uma boa interação entre pares e uma boa autonomia e espírito crítico. Conclusões: A participação nos projetos permitiu aos estudantes desenvolver competências transversais relevantes para a prática profissional, nomeadamente ao nível da interação com docentes, uso de tecnologias digitais e comunicação. Estes resultados reforçam o potencial da aprendizagem baseada em projetos e da IA como ferramenta pedagógica inovadora no ensino da medicina dentária.


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