Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
XLV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Figueira da Foz, 9 a 11 de outubro de 2025 | 2025 | 66 (S1) | Page(s) 87
Investigação Original
#096 Inteligência artificial: avaliação do conhecimento e atitudes ao longo de dois anos
a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, Porto, Portugal
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 66
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 87
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Article History
Received on 09/10/2025
Accepted on 09/10/2025
Available Online on 09/10/2025
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Resumo
Objetivos: A crescente incorporação da Inteligência artificial (IA) no ensino tem impulsionado o debate sobre a sua inclusão formal nos curricula, de modo a formar profissionais mais capacitados técnica e eticamente. O conhecimento dos estudantes de medicina dentária sobre IA parece ainda ser limitado e heterogéneo, apesar das atitudes demonstradas que são geralmente positivas. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da introdução estruturada da IA como recurso pedagógico no conhecimento e nas atitudes de estudantes do 1º ano na Unidade Curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, ao longo de dois anos letivos consecutivos. Materiais e métodos: Foi aplicado um questionário com 39 itens organizados em cinco domínios. O instrumento demonstrou elevada fiabilidade (Alfa de Cronbach ≥ 0.746). As respostas foram recolhidas antes e após a implementação dos projetos, num total de 267 estudantes (141 antes e 126 após). Utilizou-se o teste de Mann-Whitney para amostras independentes (p<0.05). Resultados: A análise estatística revelou melhorias significativas nas pontuações médias em quatro domínios com p<0.001: conhecimento geral sobre IA (domínio com maior evolução); IA na área da saúde (destaque para o reconhecimento de aplicações clínicas e preocupações com a privacidade dos dados); preocupações éticas e sociais (refletindo maior consciência crítica sobre os impactos sociais da IA) e preferências de aprendizagem com IA (evidenciando maior interesse por métodos ativos como projetos e tutoriais interativos). O domínio que não apresentou diferença estatisticamente significativa, na amostra global, foi o envolvimento futuro com a IA, ainda que com resultados positivos no ano letivo de 2023/2024. Conclusões: A utilização pedagógica da IA no ensino da medicina dentária revelou-se eficaz na promoção da literacia tecnológica, na valorização ética da sua aplicação clínica e na motivação dos estudantes para novas formas de aprendizagem. A integração estruturada da IA pode contribuir para formar profissionais mais preparados para uma prática clínica mais holística no futuro.