Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
XLIV Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Porto, 11 a 12 de outubro de 2024 | 2024 | 65 (S1) | Page(s) 40
Investigação Original
#084 Evolução da literacia em saúde dos estudantes da FMDUL ao longo do percurso académico
a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 65
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 40
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Article History
Received on 11/10/2024
Accepted on 11/10/2024
Available Online on 11/10/2024
Keywords
Resumo
Objetivos: A Literacia em Saúde influencia os comportamentos e as atitudes para a prevenção e promoção da saúde. O estudo da Literacia em Saúde dos futuros profissionais de saúde oral é importante, de modo a compreender se os estudantes apresentam competências para fornecer um atendimento de qualidade, educar e capacitar os pacientes para o cuidado da sua saúde. Este estudo pretendeu analisar a evolução da Literacia em Saúde dos estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da ULisboa (FMDUL) ao longo do seu percurso académico. Métodos: Realizou-se um estudo observacional, analítico e longitudinal. Os dados foram recolhidos realizando a aplicação por entrevista da versão portuguesa do Newest Vital Sign (NVS-Pt). Este instrumento foi aplicado aos estudantes no 1º ano e no último ano do curso, para verificar a evolução da literacia dos estudantes no decorrer do seu percurso académico. Os dados foram emparelhados e foi realizada a estatística descritiva para caracterizar a amostra e usados os testes de Kruskal-Wallis, Wilcoxon e post-hoc (teste de Dunn). O nível de significância estatística usado foi 5%. Resultados: A amostra incluiu 60 participantes de todos os cursos da FMDUL. Na comparação dos cursos das Licenciaturas em Higiene Oral (LHO), de Prótese Dentária (LPD) e do Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) não se verificaram diferenças no início do seu percurso académico (p=0,066). No entanto, neste 1º ano, verificou-se que os estudantes do curso da LHO tinham o valor mais baixo do NVS-Pt (3,90) e os do MIMD o mais alto (4,77). Quando comparados os estudantes por curso, no início e final do seu curso, verificou-se uma melhoria generalizada da Literacia em Saúde em todos os cursos, no entanto esta melhoria apenas foi significativa na LHO (p=0,04). No final do curso os estudantes do MIMD eram os que tinham um maior valor médio do NVS-Pt (5,31) e os da LPD o mais baixo (4,67), sendo estas diferenças significativas (p=0,043). Conclusões: Os estudantes de todos os cursos melhoraram a Literacia em Saúde ao longo do seu percurso académico, sendo estas diferenças mais evidentes nos estudantes da LHO. Estes resultados demonstram que os estudantes estão sujeitos, ao longo da sua formação, à discussão, capacitação e desenvolvimento de competências na área da Literacia em Saúde, mas pode haver uma melhoria, em particular no curso da LPD.