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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Oeiras, 13 a 14 de outubro de 2023 | 2023 | 64 (S1) | Page(s) 41


#098 Avaliação crítica e formação em Medicina Dentária Baseada na Evidência: estudo coorte





Volume - 64
Supplement - S1

Pages - 41
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Received on 13/10/2023
Accepted on 13/10/2023
Available Online on 13/10/2023


Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do número de horas de formação (4,5 versus 16 horas) e experiência profissional (pré versus pós-graduado) na capacidade de avaliação crítica de artigos científicos de Medicina Dentária. Materiais e métodos: Foram recrutados 15 alunos do ensino pré- e pós- -graduado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, respetivamente. Foi realizado um estudo coorte prospetivo no qual os alunos preencheram um instrumento de deteção de viéses em ensaios clínicos aleatorizados (The Cochrane Collaboration’s Tool Assessment Risk of Bias 5.1.0) para 2 artigos previamente escolhidos pelos investigadores e avaliados por experts (respostas de referência). A resposta aos questionários aconteceu em dois tempos, T0 e T1, entre os quais existiu formação em Medicina Dentária Baseada na Evidência (4,5 ou 16 horas, pré-graduado e pós-graduado, respetivamente). O estudo foi previamente aprovado pela Comissão de Ética Local, e realizado com o consentimento dos voluntários. A proporção de respostas certas entre T0 e T1 foi analisada com o teste McNemar- -Bowker. O nível de significância foi estabelecido a p<0,05. Resultados: 15 alunos do pré-graduado (13,3 % homens; 86,7 % mulheres; média de idade de 20,13±0,63 anos) e 15 alunos do pós-graduado (13,3 % homens; 86,7 % mulheres; média de idade de 28,53±5,78 anos) avaliaram criticamente os artigos. Detetou- -se uma associação estatisticamente significativa entre a performance na avaliação crítica antes e depois da formação em Medicina Dentária Baseada na Evidência (McNemar-Bowker Test=100,46, df 6, p=0,001). Esta associação verificou-se nos 7 domínios do instrumento de deteção de viéses. Na análise subgrupo consoante o número de horas de formação, o total de respostas corretas apresentou diferenças significativas em ambos os grupos (McNemar-Bowker Test=28,65, df 6, p=0,001; Mc- Nemar-Bowker Test=78,22, df 6, p=0,001, 4,5 e 16 horas respetivamente), com o subgrupo com 16 horas de formação a detetar um impacto positivo em todos os domínios do instrumento. O número de respostas corretas entre T0 e T1 aumentou de 44 para 87 e de 57 para 129 (4,5 e 16 horas, respetivamente), indicativo de que o número de horas de formação tem um impacto significativo na qualidade da avaliação crítica. Conclusões: A formação em Medicina Dentária Baseada na Evidência possui um impacto positivo na avaliação crítica. O impacto foi superior no grupo de alunos com maior número de horas de formação.


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