Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
XLI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) 7, 8 e 9 de outubro de 2021 | 2021 | 62 (S1) | Page(s) 43
Investigação Original
#105 Aquisição de competências pessoais numa experiência pedagógica sobre sustentabilidade
a Universidade de Trás?os?Montes e Alto Douro, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 62
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 43
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Article History
Received on 07/10/2021
Accepted on 07/10/2021
Available Online on 07/01/2022
Keywords
Resumo
Objetivos: Este estudo exploratório apresenta os resultados recolhidos a partir de dois questionários relacionados com uma experiência pedagógica realizada na unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, cujo intuito global foi promover as denominadas soft e hard skill, através de um projeto sobre sustentabilidade em Medicina Dentária. Organizados em grupos, os estudantes realizaram trabalhos sobre tópicos relacionados com a temática central, que apresentaram em ambiente de sala de aula e, adicionalmente, construíram um website. O objetivo do presente estudo foi perceber o impacto que o projeto apresentou como resultados de aprendizagem, na aquisição de conhecimentos sobre a temática central do projeto. Materiais e métodos: Os dados foram recolhidos a partir de 2 questionários elaborados para o efeito e respondidos por 67 estudantes antes do início e no final do projeto. Mediante o teste do Qui?quadrado, assegurou?se haver consistência na amostra que respondeu a ambos os questionários. Estes visavam analisar a aquisição de competências proporcionadas pelo projeto. Para tal, procedeu? se a uma análise fatorial exploratória com o objetivo de identificar os domínios avaliados pelo questionário no que se refere a competências transversais. O efeito da participação no projeto, nos diferentes domínios foi avaliado comparando as pontuações atribuídas às questões dos 1.º e 2.º questionários através do Teste de Mann?Whitney. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que responderam ao questionário antes e após o projeto. A análise fatorial exploratória levou à identificação entre outros, dos domínios ´interação estudante? instrutor´ e ´preocupações ambientais”. Quanto à evolução ao longo do projeto, as respostas apresentadas permitiram aferir uma melhoria estatisticamente significativa em ambos os domínios (“interação estudante? instrutor “? p < 0.001 e “preocupações ambientais”- p = 0.001). Conclusões: O projeto sobre sustentabilidade em Medicina Dentária revelou? se positivo não só no que toca à aquisição de conhecimentos, mas também no que se relaciona com a sensibilização dos estudantes para uma temática tão premente no quotidiano atual.