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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) 7, 8 e 9 de outubro de 2021 | 2021 | 62 (S1) | Page(s) 42-43


Investigação Original

#104 Experiência pedagógica sobre sustentabilidade com o recurso ferramentas colaborativas


a Universidade de Trás?os?Montes e Alto Douro, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto

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Volume - 62
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 42-43
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Received on 07/10/2021
Accepted on 07/10/2021
Available Online on 07/01/2022


Objetivos: Este estudo exploratório apresenta os resultados recolhidos a partir de dois questionários instituídos na UC de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, cujo intuito principal foi promover competências com ferramenta colaborativas através de um projeto sobre sustentabilidade em Medicina Dentária. Organizados em grupos, os estudantes realizaram trabalhos, que apresentaram em ambiente de sala de aula e construíram um website. O objetivo do estudo foi perceber o nível de utilização das ferramentas e o impacto que o projeto teve na aquisição de competências com as mesmas e de competências comunicacionais e colaborativas em contexto de grupo. Materiais e métodos: Os dados foram recolhidos a partir de 2 questionários elaborados para o efeito e respondidos por 67 estudantes antes do início e no final do projeto. Mediante o teste do Qui?quadrado, assegurou?se haver consistência na amostra que respondeu aos questionários. Estes visavam analisar o conhecimento e a utilização que os estudantes faziam das ferramentas colaborativas da Google e o impacto que o projeto representava na aquisição de competências. Foi efetuada a análise descritiva e uma análise fatorial exploratória que permitiu, entre outras competências transversais, identificar os domínios ´interação estudante? estudante´ e ´Interação individual” dividido nos subdomínios: “interação estudante?ferramentas tecnológicas” e “competências comunicacionais”. O efeito da participação no projeto foi avaliado comparando as pontuações atribuídas às questões dos 1.º e 2.º questionários através do Teste de Mann?Whitney. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que responderam aos dois questionários. No que concerne à utilização e conhecimento prévio das ferramentas colaborativas, as mais referidas foram o Gmail (100%) e o Drive (83.6%), Sites (13.4%), sendo a menos utilizada a ferramenta Sheets (9%). Quanto à evolução ao longo do projeto, os resultados mostram uma melhoria estatisticamente significativa nos domínios interação estudante? estudante (p = 0.027) e estudante? ferramentas tecnológicas (p = 0.006). Conclusões: O projeto revelou? se positivo não somente no que toca à aquisição de competências na utilização das ferramentas comunicacionais, mas também competências colaborativas em contexto grupal.


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