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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XLI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) 7, 8 e 9 de outubro de 2021 | 2021 | 62 (S1) | Page(s) 37


Investigação Original

#088 O impacto do SARS-CoV-2 na ansiedade em estudantes de Medicina Dentária


a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, EPIUnit – Instituto de Saúde Pública, Universidade do Porto, Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR)

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Volume - 62
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 37
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Received on 07/10/2021
Accepted on 07/10/2021
Available Online on 07/01/2022


Objetivos: Com o surgimento da doença COVID- 19 foi imposta uma nova realidade e aliada à mesma houve a modificação dos métodos de aprendizagem no curso de Medicina Dentária. Os estudantes, deparados com tais condicionantes, enfrentaram novos desafios e obstáculos, despoletando nos mesmos, estados emocionais depreciativos como a ansiedade. Esta emoção é caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos inquietantes e alterações físicas, sendo um estado emocional que deve ser tido em conta, primordialmente no cenário pandémico atual, de modo a minimizar o sofrimento psicológico inerente ao que o mundo tem vindo a vivenciar. Esta investigação teve como objetivo avaliar a possibilidade de a pandemia causar nos estudantes de Medicina Dentária a ansiedade. Materiais e métodos: Este estudo transversal realizado entre outubro de 2020 e maio de 2021, foi constituído por um total de 1115 participantes de um universo de aproximadamente 3000 alunos das 7 instituições Universitárias que lecionam o Mestrado Integrado em Medicina Dentária em Portugal, obtendo? se uma taxa de resposta de aproximadamente 37%. Como ferramenta do estudo, foi aplicado um questionário de autorrelato, via online, através da plataforma Google Forms ®, tendo sido o mesmo dividido em 3 secções relativas à caraterização sociodemográfica dos estudantes, aos aspetos pedagógicos e, adicionalmente, uma terceira secção que incluiu questões para avaliar a ansiedade através da utilização da Escala da Ansiedade, Depressão e Stress?21 (EADS? 21). Resultados: Valores categorizados como normais, dos níveis de ansiedade, foram encontrados em 41,0% dos participantes. Neste estudo, os preditores mais significativos e fortes da ansiedade destacaram? se nos estudantes do sexo feminino, na pandemia ter afetado os seus rendimentos a nível financeiro e no facto de os estudantes terem? se sentido prejudicados a nível pedagógico. Conclusões: Durante o estado pandémico, foi possível concluir que os participantes apresentaram valores elevados relativos aos níveis de ansiedade, sendo relevante referenciar a importância da adaptação futura do ensino em Medicina Dentária para colmatar as adversidades enfrentadas durante a pandemia e, consequentemente, melhorar a saúde psicológica dos estudantes.


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