Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
XLI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) 7, 8 e 9 de outubro de 2021 | 2021 | 62 (S1) | Page(s) 29
Investigação Original
#069 Literacia em Saúde dos estudantes do 3.º ano da FMDUL
a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 62
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 29
Go to Volume
Article History
Received on 07/10/2021
Accepted on 07/10/2021
Available Online on 07/01/2022
Keywords
Resumo
Objetivos: Avaliar a Literacia em Saúde dos estudantes do 3.º ano da FMDUL, os seus comportamentos relacionados com a saúde oral e relacionar a Literacia em Saúde com os seus dados demográficos, comportamentos de saúde e saúde oral, auto?perceção de saúde, hábitos e prevalência e gravidade de cárie dentária. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal. A recolha dos dados foi realizada por um questionário e por observações intraorais. Foi, também, aplicada a versão portuguesa do instrumento Newest Sign Vital (NVS? Pt). Na análise estatística foram utilizados os testes Qui?quadrado, Mann?Whitney e Kruskall?Wallis (α=0,05%). Resultados: A amostra foi constituída por 92 participantes, sendo que destes, 89 responderam ao NSV? Pt. A média de respostas corretas ao NSV? Pt foi 4,87 (dp=1,15). A maior parte dos estudantes revelou ter literacia adequada (87,6%), sendo que nenhum revelou ter elevada probabilidade de literacia limitada. Apenas se verificou uma associação estatisticamente relevante entre a Literacia em Saúde e a frequência de visita à consulta de saúde oral. Da subamostra selecionada (n=35), verificou? se que 88,6% dos estudantes tinham lesão de cárie (CA?6POD) e quando consideradas, apenas, as lesões de cárie na dentina (C3?6POD) observou?se 68,6% de prevalência de cárie. Conclusões: A maioria dos alunos do 3.º ano da FMDUL apresentaram uma Literacia em Saúde adequada. A maioria dos estudantes têm hábitos de higiene oral bem implementados. Os alunos que frequentam mais regularmente uma consulta de saúde oral apresentaram piores níveis de Literacia em Saúde.