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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Revista Portuguesa de Estomatologia Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial | 2021 | 62 (4) | Page(s) 237-245


Investigação Original

Conhecimentos e atitudes dos professores, em Timor-Leste, sobre saúde oral das crianças e seus determinantes

Knowledge and attitudes of teachers, in Timor-Leste, about oral health of children and their determinants


a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Porto. Portugal
b EPIUnit, Instituto de Saúde Pública, Universidade do Porto, Porto, Portugal
c Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional (ITR), Porto, Portugal
Maria de Lurdes Pereira - mpereira@fmd.up.ptmpereira@fmd.up.ptmpereira@fmd.up.pt

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Volume - 62
Issue - 4
Investigação Original
Pages - 237-245
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Received on 20/06/2021
Accepted on 24/10/2021
Available Online on 20/12/2021


Objetivos: Caracterizar os conhecimentos e atitudes dos professores portugueses e timoren? ses da Educação Pré?Escolar e dos 1.º e 2.º ciclos que lecionam em Timor?Leste em relação à saúde oral das crianças e seus determinantes. Métodos: Neste estudo do tipo transversal, foi aplicado um questionário autoaplicado onli? ne para a recolha de dados. Foram convidados a participar neste estudo 13 escolas e 149 professores. Para a análise estatística, foram determinadas as frequências absolutas e rela? tivas, a média e o desvio?padrão. Resultados: Foi obtida uma taxa de participação de 69,1% com 103 professores a reponderem ao questionário. A maioria dos professores era do sexo feminino (66,0%) e de nacionalidade timorense (51,5%). A maioria afirmou verificar a alimentação que os alunos trazem de casa para consumirem na escola (67,0%) e confirma que tem a perceção de quais são os alunos que têm uma higiene oral inadequada (72,8%). A maioria dos participantes, 82,5%, sente necessidade de formação na área da saúde em contexto escolar. Conclusões: Foi verificado que os professores tinham um bom conhecimento em relação à saúde oral das crianças, no entanto, estes não eram aproveitados nos programas escolares de educação em saúde oral. É fundamental apostar na formação dos professores para que eles se sintam mais confiantes em ministrar programas escolares de saúde oral e, assim, a escola possa ser um meio eficaz de promoção de saúde oral.


Objectives: This study aims to characterize the knowledge and attitudes of Portuguese and Timorese pre-school and primary school teachers teaching in Timor-Leste towards children's oral health and its determinants. Methods: In this cross-sectional study, an online self-administered questionnaire was ap? plied for data collection. Thirteen schools and 149 teachers were invited to participate in this study. For statistical analysis, absolute and relative frequencies, mean, and standard deviation were determined. Results: A participation rate of 69.1% was obtained, with 103 teachers responding to the questionnaire. Most of the teachers were female (66.0%) and of Timorese nationality (51.5%). The majority stated that they check the food students bring from home to eat at school (67.0%), and 72.8 confirmed that they have the perception of which students have inadequate oral hygiene. Most of the participants, 82.5%, feel the need for training in the area of health in the school setting. Conclusions: Results revealed that teachers had good knowledge about children's oral health; however, this knowledge was not used in school oral-health education programs. It is es? sential to invest in the training of teachers so that they feel more confident in delivering school oral-health programs and, thus, the school can be an effective means of oral health promotion.


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