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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - Congresso Online da SPEMD – NEXTGEN 2020 11 e 12 de dezembro de 2020 | 2020 | 61 (S1) | Page(s) 32


Investigação Original

#075 Caracterização da Escovagem dos Dentes na População Pré-Escolar





Volume - 61
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 32
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Received on 11/12/2020
Accepted on 11/12/2020
Available Online on 21/12/2020


Objetivos: O objetivo deste estudo foi caracterizar a escovagem dos dentes da população em idade pré? escolar, residente em Portugal. Materiais e métodos: A população? alvo foi constituída por encarregados de educação de crianças em idade pré? escolar, que frequentavam jardins de infância portugueses. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online. O questionário, construído para o efeito com base na revisão da literatura, permitiu a obtenção de informação sociodemográfica, da escovagem em ambiente familiar e da escovagem em ambiente escolar. Foi realizada a análise descritiva dos dados e utilizados os testes do Qui?quadrado, Exato de Fisher, Mann?Whitney e Kruskal?Wallis α=0,05). Resultados: A amostra foi constituída por 711 participantes. A maioria das crianças realizava a escovagem dos dentes em casa (99,4%), duas ou mais vezes por dia (65,3%) ou com ajuda de um adulto (62,9%). Grande parte das crianças não realizava escovagem dos dentes no jardim de infância (71,2%). As principais barreiras identificadas relativamente à autorização da escovagem no jardim de infância foram a falta de higiene e segurança (32,6%) e a possibilidade de partilha de escovas (42,9%). Considerando a escovagem dos dentes nos dois contextos, familiar e escolar, a percentagem de escovagem bidiária foi referida em três quartos das crianças. No entanto, apenas 7,8% realizavam corretamente todos os procedimentos associados à escovagem. A escovagem dos dentes em ambiente escolar foi referida como sendo mais frequente nos jardins de infância privados (p<0,001) e na região Autónoma dos Açores (p<0,001). Um maior nível de instrução do encarregado de educação contribuiu significativamente para a não autorização da escovagem no jardim de infância (p=0,019) e para a realização dos procedimentos corretos de escovagem (p=0,007). Também a visita ao profissional de saúde oral se verificou associada à realização dos procedimentos corretos de escovagem dos dentes (p=0,005). Conclusões: A escovagem bidiária dos dentes revelou? se bastante frequente na população estudada, no entanto a frequência de crianças que realiza todos os procedimentos corretos de escovagem dos dentes verificou? se baixa, bem como a frequência de escovagem dos dentes em ambiente escolar.


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