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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) - O Congresso do Centenário Porto, 18 e 19 de outubro de 2019 | 2019 | 60 (S1) | Page(s) 71-71


Investigação Original

#178 Experiência pedagógica com o recurso ferramentas colaborativas da Google





Volume - 60
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 71-71
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Received on 18/12/2019
Accepted on 18/12/2019
Available Online on 18/12/2019


Objetivos: Este estudo exploratório apresenta os resultados preliminares recolhidos a partir de dois questionários relacionados com uma experiência pedagógica instituída na unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, cujo intuito principal foi promover competências com ferramenta colaborativas da Google através de um projeto conjunto com uma Instituição de Solidariedade Social. Organizados em grupos, os estudantes construíram um website ligado às páginas do Facebook, do Twitter e Instagram bem como uma newsletter. O objetivo deste estudo foi perceber o nível de utilização das ferramentas e o impacto que o projeto teve na aquisição de competências com as mesmas. Materiais e métodos: Os dados foram recolhidos a partir de dois questionários elaborados para o efeito e respondidos por 84 estudantes antes do início e 57 no final do projeto. Mediante o teste do Qui?quadrado, assegurou?se haver consistência na amostra que respondeu a ambos os questionários. Os questionários visavam analisar o conhecimento e utilização que estudantes faziam não só das ferramentas colaborativas da Google mas também das redes sociais e da web. Para tal, foi efetuada a análise descritiva dessa utilização mediante percentagens e frequências. Procedeu? se a uma análise fatorial exploratória que permitiu, entre outras competências transversais, identificar o domínio ´conhecimento do projeto e suas ferramentas´. O efeito da participação no projeto foi avaliado comparando as pontuações atribuídas às questões nos 1.º e 2.º questionários através do Teste de Mann?Whitney. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que responderam aos dois questionários. No que concerne à utilização e conhecimento prévio das ferramentas colaborativas, as mais referidas foram o Gmail (96.4%) e o Drive (82.1%). 4.8% haviam utilizado a Classroom (4.8%) e 2.4% a Sites. Quanto à utilização de redes sociais e da web como meio de comunicação, 90% responderam ´frequentemente” ou “sempre” a ambas as questões. Quanto à evolução ao longo do projeto, no que se refere ao domínio “conhecimento do projeto e suas ferramentas”, as respostas apresentadas permitem aferir uma melhoria estatisticamente significativa com um valor de p < 0.001. Conclusões: O projeto revelou? se positivo no que toca à aquisição de competências na utilização das ferramentas colaborativas da Google.


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