Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
SPEMD - Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac | 2018 | 59 (4) | Page(s) 198-204
Investigação Original
Propriedades psicométricas de um questionário de satisfação do doente de medicina dentária
Psychometric properties of a dental patient satisfaction questionnaire
a Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa, Portugal
Carolina M. de Sá - c.maroco.sa@gmail.com
Article Info
Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac
Volume - 59
Issue - 4
Investigação Original
Pages - 198-204
Go to Volume
Article History
Received on 30/05/2018
Accepted on 20/12/2018
Available Online on 29/01/2019
Keywords
Resumo
Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi estudar as propriedades psicométricas de um questionário de satisfação relativamente à consulta de medicina dentária. Foram também estabelecidos os seguintes objetivos secundários: a) avaliar o grau de satisfação dos doentes da consulta universitária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL); b) relacionar a satisfação com as características sociodemográficas e específicas da consulta de medicina dentária. Métodos: A amostra incluiu 75 doentes da consulta universitária da FMDUL. Foi aplicado um questionário, que obteve informação sobre a satisfação dos doentes relativamente à obtenção de consulta, secretariado, sala de espera, clínica, estudante e custo. A consistência interna foi analisada através do α de Cronbach e foi efetuada a análise dos itens e a análise fatorial dos componentes principais. Foi calculado o grau de satisfação total e por componente. Foram utilizados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, t de Student e ANOVA (α=0,05). Resultados: Foram identificados três componentes principais na escala de satisfação utilizada, cujos itens apresentaram uma consistência interna entre 0,80 e 0,91. Os doentes demonstraram- se satisfeitos, principalmente no que se refere ao atendimento da receção; horários e sala de espera; e com a qualidade do tratamento e relação com o estudante. Os indivíduos que recomendavam os serviços da FMDUL e que efetuavam mais regularmente uma consulta de medicina dentária apresentaram maior grau de satisfação. Conclusões: O questionário utilizado demonstrou boas propriedades psicométricas, podendo ser um instrumento útil a aplicar na consulta universitária da FMDUL ou em populações semelhantes.
Abstract
Objectives: This transversal study aimed to assess the psychometric properties of a patient satisfaction questionnaire on dental appointments. The following goals were established: a) to measure the satisfaction level of patients attending appointments at the Faculty of Dental Medicine at the University of Lisbon (FDMUL); b) to relate patient satisfaction with their sociodemographic and dental appointment characteristics. Methods: The sample was composed of 75 patients who attended dental appointments on FMDUL. Data was collected through an adapted questionnaire focusing on the patient satisfaction regarding the appointment booking process, reception, waiting room, clinic, student and cost. The internal consistency was assessed by Cronbach’s alpha and the internal structure by principal components analysis. The total and by component satisfaction levels were measured. Statistical analyses were performed through the Mann-Whitney, Kruskal- -Wallis, Student’s t and ANOVA tests (α=0.05). Results: Three main components were identified on the satisfaction scale, whose items presented an internal consistency between 0.80 and 0.91. Patients were generally satisfied, especially with the reception, waiting room and appointment schedules, as well as with the quality of the clinical treatment and relationship with the student. Patients who recommended the services of the FMDUL and who go regularly to dentist appointments had higher levels of satisfaction. Conclusions: The scale demonstrated good psychometric properties and can be a useful tool to apply to the university clinic of FMDUL and to similar populations.