Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2015 | 56 (3) | Page(s) 156-165


Investigação Original

Cárie precoce da infância nas crianças em idade pré-escolar do distrito de Lisboa (critérios International Caries Detection and Assessment System II)

Early Childhood Caries in pre-school children of Lisbon (International Caries Detection and Assessment System II criteria)


a Faculdade de Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, UICOB – unidade I&D n? 4062 da FCT, Lisboa, Portugal
Sónia Mendes - sonia.mendes@fmd.ulisboa.pt

  Show More



Volume - 56
Issue - 3
Investigação Original
Pages - 156-165
Go to Volume


Received on 11/04/2015
Accepted on 22/07/2015
Available Online on 09/09/2015


Objetivos: Este trabalho pretendeu contribuir para o conhecimento epidemiológico da cárie precoce da infância (CPI) na população portuguesa. Os seus objetivos foram estudar, nas crianças com idades entre os 3 e os 5 anos de idade, que frequentavam jardins-de-infância do distrito de Lisboa: 1) a prevalência de CPI; 2) a gravidade da CPI (índice cpod); 3) a associação entre as características sociodemográficas e a prevalência e gravidade de CPI. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com uma amostra probabilística, constituída por 443 crianças. A recolha de dados foi realizada através de um questionário aplicado aos pais das crianças e de uma observação intraoral. O diagnóstico de cárie foi realizado por um observador calibrado segundo os critérios ICDAS II. O questionário recolheu informação sobre as variáveis sociodemográficas da criança. Foi realizada a análise descritiva das variáveis e utilizados os testes de _2, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis ( _ = 0,05).Resultados: A prevalência de CPI foi 56,4% e o cA-6pod médio 2,5 (dp = 3,43). Considerando somente as lesões cavitadas (correspondente aos critérios da OMS) a prevalência de cárie foi de 26% e o c4-6pod de 0,9. A grande maioria das lesões de cárie não apresentava tratamento(90,6%). O tipo de jardim-de-infância e o nível de educação da mãe foram os principais fatores associados à cárie nestas idades (p < 0,05).Conclusões: A prevalência e gravidade de CPI podem ser consideradas preocupantes tendo em consideração as idades dos participantes, demonstrando a necessidade de uma intervenção mais precoce. O nível de educação da mãe e o tipo de jardim-de-infância poderão ser utilizados como indicadores para a implementação de estratégias de risco na população.© 2015 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Publicado por Elsevier España, S.L.U. Este é um artigo Open Access sob a licença de CC BY-NC-ND


Objectives: This study pretends to contribute knowledge of Early Childhood Caries (ECC) in the Portuguese population. To study in children aged 3 to 5 years-old, who attended kindergarten of Lisbon District: 1) the prevalence of ECC; 2) the severity of the ECC(dmft index); 3) the association between sociodemographic characteristics and the prevalence and severity of ECC. Methods: Cross-sectional study with a random sample consisting of 443 children. Data collection was conducted through a questionnaire applied to parents of children and an intraoral observation. Caries diagnosis using ICDAS II criteria were performed by a trained and calibrated examiner. Questionnaire collected the socio-demographic variables. Statistical analyse include description of variables and 2, Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests ( = 0.05). Results: Prevalence of ECC was 56.4% and average dA-6mft 2.5 (SD = 3.43). Considering only cavitated lesions (corresponding to WHO criteria) caries prevalence was 26% and d4-6mft 0.9. The vast majority of caries lesions had no treatment (90.6%). The kindergarten type (public, private or government supported) and the mother’s education were the main factors associated with ECC (p < 0.05). Conclusions: ECC prevalence and severity can be considered alarming in consideration the age of the participants, demonstrating the need for early intervention. Mother’s education and the kindergarten type can be used as indicators for the implementation of risk strategies in the population. © 2015 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Published by Elsevier España, S.L.U. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license


Supplementary Content


  Download PDF