Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XXXVIII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Lisboa, 12 e 13 de outubro de 2018 | 2018 | 59 (S1) | Page(s) 58


Casos Clínicos

#145 Perfil dos alunos do Curso de Prótese Dentária da FMDUL no ano letivo de 2017?2018





Volume - 59
Supplement - S1
Casos Clínicos
Pages - 58
Go to Volume


Received on 30/11/2018
Accepted on 30/11/2018
Available Online on 30/11/2018


Objetivos: O principal objetivo deste estudo é traçar o perfil do aluno de Prótese Dentária da FMDUL. O conhecimento de determinadas caraterísticas dos estudantes pode ser crucial para a instituição, possibilitando a compreensão do perfil das turmas. O perfil dos alunos fornece informações úteis para que seja possível à instituição uma melhoria continua da qualidade do ensino, bem como possíveis ações de valorização do Curso de Prótese Dentária. Materiais e métodos: Foram realizados um total de 97 questionários aos alunos dos 3 anos letivos do Curso de Prótese Dentária da FMDUL. O questionário continha 16 questões de resposta fechada relacionadas com a localização da residência habitual do aluno, com o concurso de acesso e motivações para a frequência do curso, bem como perspetivas futuras após conclusão da licenciatura. Resultados: Da análise estatística realizada aos questionários, destacam-se os seguintes resultados: Lisboa é o distrito de origem com maior percentagem de alunos (40,2%), seguindo-se o distrito de Santarém (11,3%), enquanto Coimbra e Évora são os distritos de onde são oriundos menos alunos (apenas 1%). A maioria dos alunos (88,7 %) ingressaram pelo contingente geral sendo que 68% dos alunos escolheu prótese dentária como primeira opção. Do universo dos alunos 72,9% entrou na primeira fase do Concurso Geral de Acesso ao Ensino superior. O principal motivo da escolha do curso foi o interesse pela área (70,1%). A maioria dos alunos considera de elevada importância a formação pós-graduada (56, 7%) e mostra-se muito interessada em frequentar uma pós-graduação (90,7%). Conclusões: Verifica-se que a distribuição geográfica dos alunos é assimétrica e muito concentrada na região de Lisboa e Vale do Tejo. A maioria dos alunos ingressa por razões de interesse na área e como primeira opção na primeira fase de acesso. A formação pós-graduada é valorizada e os alunos mostram interesse em frequentá-la.


Supplementary Content


  Download PDF