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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

XXXVII Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) Coimbra, 13 e 14 de outubro de 2017 | 2017 | 58 (S1) | Page(s) 62-63


Investigação

#162 Perceção dos estudantes da FMDUP sobre as competências adquiridas em prótese removível





Volume - 58
Supplement - S1
Investigação
Pages - 62-63
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Received on 30/12/2017
Accepted on 30/12/2017
Available Online on 30/12/2017


Objetivos: Aferir a perceção das competências adquiridas pelos estudantes do 4.º e 5.º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade do Porto, na realização de procedimentos ou perante situações clínicas de Prótese Removível. Materiais e métodos: Foi distribuído presencialmente, pelo autor, um questionário aos estudantes de Medicina Dentária da Universidade do Porto inscritos nas Unidades Curriculares de Prótese Removível, com o objetivo de realizar um estudo descritivo. Dessa população, foi retirada uma amostra de conveniência (n=116) constituída pelos estudantes presentes nas aulas de Prótese Removível em que foram aplicados os questionários. Foi garantido o anonimato e confidencialidade dos participantes. Para a análise de resultados foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) – IBM (V 24) e foi ainda aplicado o teste do qui?quadrado para análise de associações. Resultados: A taxa de resposta foi de 100%. A distribuição dos estudantes pelo ano que frequentam foi homogénea. As situações clínicas em que os estudantes do 4.º ano se sentem menos competentes são: ´Técnica do modelo alterado”, “Registo das relações intermaxilares” em Prótese Total, “Prótese imediata”, “Acrescento de dente/gancho”, “Consertos” e “Rebasamentos”. Por outro lado, sentem-se mais competentes para “Selecionar a moldeira” e “Pós- colocação” tanto em Prótese Total como em Prótese Parcial. Já os estudantes do 5.º ano sentem-se menos competentes para “Análise de modelos no paralelómetro” e “Técnica do modelo alterado”. Em média os estudantes sentem- se “Competentes” e “Muito competentes” para os procedimentos e situações clínicas de Prótese Removível. No geral os estudantes do 5.º ano sentem-se mais preparados que os estudantes do 4.º ano, exceto no procedimento “Análise de modelos no paralelómetro”. Conclusões: Os estudantes do 4.º e 5.º ano de Medicina Dentária da Universidade do Porto sentem-se, no geral, ´Competentes” e “Muito competentes” para os procedimentos e situações clínicas de Prótese Removível apresentados. Como seria expectável, a perceção das competências adquiridas pelos estudantes aumenta com a progressão do curso, com uma única exceção referente a “Análise de modelos no paralelómetro”.


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