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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2009 | 50 (2) | Page(s) 105-109


Revisão

O Sistema Kavo PREPassistant® no Ensino Pré-Clínico de Prótese Fixa


a Médico Dentista. Colaborador voluntário da Disciplina de Prótese Fixa da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – Portugal
b Médico Dentista. Professor Associado com Agregação da Disciplina de Prótese Fixa da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – Portugal
c Médico. Professor Auxiliar Convidado da Disciplina de Prótese Fixa da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto – Portugal

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  DOI:



Volume - 50
Issue - 2
Revisão
Pages - 105-109
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Received on 30/06/2009
Accepted on 30/06/2009
Available Online on 30/06/2009


Para além dos conhecimentos teóricos que todo o Médico Dentista necessita de possuir para exercer com mestria a profissão, a destreza e prática manuais são indispensáveis para alcançar o sucesso. Assim, o futuro profissional deverá aproveitar ao máximo o período de aprendizagem na instituição de ensino para, não só adquirir as bases teóricas fundamentais para o seu trabalho, mas também treino manual suficiente para enfrentar os desafios do dia-a-dia no consultório. Para tornar as aulas pré-clínicas mais produtivas e aumentar a eficácia das análises do trabalho realizado pelos alunos, foi adquirido pela F.M.D.U.P. o sistema PREPassistant® da KaVo. Este sistema permite observar, comparar e avaliar as preparações dentárias realizadas nas aulas pré-clínicas. Objectivos: Este trabalho tem como objectivo demonstrar a mais valia que o sistema PREPassistant® representa como auxiliar na aprendizagem pré-clínica da Prótese Fixa. Conclusão: Sendo ainda de utilização recente, é cada vez mais importante o contributo de sistemas como o PREPassistant® da KaVo como auxiliares da aprendizagem no ensino pré-clínico. O sistema funciona como um «centro de auto-educação«, onde os alunos podem observar objectivamente as suas preparações dentárias numa escala a duas e três dimensões, obtendo assim um feedback instantâneo do seu procedimento. No entanto, é sempre necessária a presença de um docente para orientar o aluno e ajudá-lo a interpretar correctamente a sua preparação, para que este possa identificar correctamente os erros cometidos e progredir na sua aprendizagem. O PREPassistant® permite ainda ajudar a ultrapassar uma das limitações do processo de avaliação das preparações – a subjectividade.


Every Dentist needs to have solid theoretical knowledge in order to be able to practice his art with accuracy. However, practical training and manual skills are indispensable to achieve success. For that reason, the student should acquire sufficient manual training to be able to face the daily challenges in his future professional life. In order to make preclinical classes more productive and increase the efficiency of the student’s work evaluation, the Faculty of Dental Medicine of Oporto (FMDUP) purchased the Kavo PREPassistant® scan. This scan allows observing, comparing and evaluating the dental preparations made in the preclinical classes. Objectives: This work tries to demonstrate the importance of the Kavo PREPassistant® scan as an aid in the preclinical learning process in Fixed Prosthodontics. Conclusions: The contribution of programs like the Kavo PREPassistant® scan in the preclinical classes of Fixed Prosthodontics is undeniable. The system works as a «self-education« centre, allowing the student to objectively observe and analyse his dental preparations in two and three dimensions, immediately obtaining a feedback on his work. However, it is always required the presence of a teacher, so that the analysis of the work can be precise and not misinterpreted, in order to allow the student to correctly identify his mistakes and to advance in his learning process. Furthermore, the PREPassistant® scan also permits to overcome one of the biggest limitations of the evaluation of dental preparations: subjectivity.


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