Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2010 | 51 (3) | Page(s) 185-191


Revisão

Osteonecrose dos Maxilares Associada ao Uso de Bifosfonatos. Parte II: Linhas de Orientação na Consulta de Medicina Dentária


a Médica Dentista, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
b Assistente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
c Professora Catedrática da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
Maria Helena Fernandes - mhfernandes@fmd.up.pt

  Show More
  DOI:



Volume - 51
Issue - 3
Revisão
Pages - 185-191
Go to Volume


Received on 30/09/2010
Accepted on 30/09/2010
Available Online on 30/09/2010


Desde 2003, a terapêutica com bifosfonatos constitui uma fonte de preocupação na área da medicina dentária, com o relato dos primeiros casos conhecidos de osteonecrose dos maxilares associada à terapêutica com bifosfonatos de administração intravenosa (pamidronato e zolendronato). A maioria das situações relatadas está associada a um procedimento cirúrgico dentoalveolar, geralmente uma exodontia, que precipita o surgimento da osteonecrose. Os pacientes em tratamento com bifosfonatos podem surgir na consulta de medicina dentária numa fase de prevenção, de diagnóstico ou de necessidade de tratamento para a osteonecrose. Este artigo de revisão descreve as linhas de orientação a observar na consulta de medicina dentária, na abordagem de pacientes em tratamento com bifosfonatos, focando as medidas de prevenção e as estratégias de tratamento de acordo com o estádio clínico que o paciente apresenta.


Since 2003, bisphosphonates are a concern in dentistry. At that time, the first known cases of osteonecrosis of the jaw were associated with intravenous bisphosphonates’ therapies (pamidronate and zolendronate). Most of the reported cases were associated with a dental surgical procedure, usually a tooth extraction. Patients treated with bisphosphonates may attend a dental appointment at the time of the following stages: prevention, diagnosis or when treatment is needed. This review article describes the guidelines to be followed in the dental management of patients treated with bisphosphonates, focusing on the prevention and treatment strategies according to the clinical stage of the patient.


Supplementary Content


  Download PDF