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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD | 2013 | 54 (1) | Page(s) 13-19


Research

Utilização de um sistema de suporte à decisão clínica na avaliação das reabilitações sobre implantes

Evaluation of implant-supported rehabilitations with a clinical decision support system


a Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, Porto, Portugal
André Correia - acorreia@fmd.up.pt

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Objetivo: Caracterizar os pacientes reabilitados com prótese sobre implantes na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, classificando o grau de dificuldade das reabilitações protéticas efetuadas. Materiais e métodos: O estudo foi efetuado no Mestrado/Especialização de Reabilitação Oral, entre fevereiro e maio de 2012. Foram analisados 41 indivíduos, que compareceram na consulta para executar uma reabilitação com prótese sobre implantes. Para determinar o grau de dificuldade da reabilitação, foi utilizado o sistema de suporte à decisão clínica SAC Assessment Tool, na vertente de reabilitação protética. As variáveis tipo de prótese, número de consultas e grau de dificuldade foram analisadas através do teste exato de Fisher, ANOVA unilateral e teste Tukey HSD (SPSS® 19.0). Resultados: Os resultados obtidos indicaram a existência de um maior número de casos de complexidade elevada, 53,7% (Complex), seguindo-se de 29,3% de complexidade intermédia (Advanced) e 17,1% de menor complexidade (Straightforward). Este estudo permitiu verificar uma relação estatisticamente significativa (p < 0,05) entre o grau de dificuldade e o número de consultas efetuadas assim como com o tipo de prótese. As reabilitações classificadas como Complex necessitam de maior número de consultas. As próteses totais fixas ou removíveis apresentam, normalmente, a classificação Complex e as próteses unitárias e parciais como Straightforward e Advanced. Conclusões: Dentro das limitações deste estudo, relacionadas com o número de pacientes analisados, podemos concluir que a classificação SAC contribui para a padronização do diagnóstico de situações clínicas de reabilitação com implantes dentários e para uma melhor definição de estratégias de tratamento. © 2012 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Publicado por Elsevier España, S.L. Todos os direitos reservados.


Objective: To characterize the patients rehabilitated with an implant supported prosthesis at the Faculty of Dental Medicine of the University of Porto, by classifying the level of difficulty of the prosthetic rehabilitation. Materials and methods: The study was conducted in the Master/Specialization Course in Oral Rehabilitation, from February to May of 2012, with a final sample of 41 individuals. To assess the difficulty level of the rehabilitation it has been used the Clinical Decision Support System SAC Assessment Tool, in its prosthetic perspective. The variables prosthesis type, number of appointments and difficulty level were analyzed using the Fisher exact test, the one-way ANOVA and the Tukey HSD test (SPSS® 19.0). Results: The results indicated a larger number of cases of high complexity, 53.7% (Complex), followed by 29.3% of cases of intermediate complexity (Advanced) and 17.1% of less complex cases (Straightforward). A statistical relationship (p<0,05) was observed between the scale and the number of appointments, as well as the type of prosthesis. The prosthetic rehabilitations classified as Complex need more appointments. The fixed full-arch prosthesis and the removable full-arch prosthesis usually present Complex classification while partial and unitary prosthesis usually present Straightforward and Advanced classifications. Conclusions: Within the limitations of this research, mostly concerned with the sample size, it can be concluded that the SAC Assessment Tool may contribute to standardize the diagnosis of clinical rehabilitation with dental implants, and to promote a better approach to the treatment plan. © 2012 Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária. Published by Elsevier España, S.L. All rights reserved.


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