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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) - O Congresso do Centenário Porto, 18 e 19 de outubro de 2019 | 2019 | 60 (S1) | Page(s) 72


Investigação Original

#179 Análise da aquisição de competências técnicas e pessoais numa experiência pedagógica





Volume - 60
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 72
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Received on 18/12/2019
Accepted on 18/12/2019
Available Online on 18/12/2019


Objetivos: Este estudo exploratório apresenta os resultados preliminares recolhidos a partir de dois questionários relacionados com uma experiência pedagógica realizada em grupos na unidade curricular de Tecnologias de Informação e Comunicação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, cujo intuito principal foi promover as denominadas soft e hard skills. Num projeto conjunto visando apoiar uma Instituição de Solidariedade Social e com o recurso às ferramentas colaborativas da Google, os estudantes construíram um website ligado às páginas do Facebook, do Twitter e Instagram bem como uma newsletter. O objetivo do presente estudo foi perceber o impacto que o projeto apresentou como resultados de aprendizagem, na aquisição de competências pessoais e técnicas. Materiais e métodos: Os dados foram recolhidos a partir de dois questionários elaborados para o efeito e respondidos por 84 estudantes antes do início e 57 no final do projeto. Mediante o teste do Qui?quadrado, averiguou? se a consistência na amostra que respondeu a ambos os questionários. Estes visavam analisar a aquisição de competências proporcionadas pelo projeto. Para tal, procedeu?se a uma análise fatorial exploratória com o objetivo de identificar os domínios avaliados pelo questionário, no que se refere a competências transversais. O efeito da participação no projeto, nos domínios obtidos na análise fatorial, foi avaliado comparando as pontuações atribuídas às questões nos 1.º e 2.º questionários através do Teste de Mann?Whitney. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes que responderam ao questionário antes e após o projeto. A análise fatorial exploratória levou à identificação de 5 domínios: ´comunicação ´, “conhecimento do projeto e suas ferramentas” (hard skills), “trabalho em grupo/integração”, “autonomia” e “preocupações sociais” (soft skills). Quanto à evolução ao longo do projeto, as respostas apresentadas permitiram aferir uma melhoria estatisticamente significativa, com um valor de p < 0.05, nos domínios “conhecimento do projeto e suas ferramentas” e “trabalho em grupo/integração”. Conclusões: O projeto colaborativo instituído revelou? se positivo não só no que toca à aquisição de competências técnicas na utilização das ferramentas colaborativas, mas também pessoais colaborativas e de integração.


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