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Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) - O Congresso do Centenário Porto, 18 e 19 de outubro de 2019 | 2019 | 60 (S1) | Page(s) 64


Investigação Original

#159 Ansiedade em Odontopediatria: contributo para validação do CFSS-DS na população portuguesa





Volume - 60
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 64
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Received on 18/12/2019
Accepted on 18/12/2019
Available Online on 18/12/2019


Objetivos: Experiências de medo e ansiedade relacionados com tratamentos dentários são comuns, continuando a ser uma das principais limitações na colaboração e execução com sucesso dos procedimentos clínicos em Odontopediatria. A sua mensuração através de instrumentos válidos, de que é exemplo o Children´s Fear Survey Schedule?Dental Subscale, é essencial para adequação e otimização desses mesmos tratamentos. Com este trabalho pretendeu? se testar e avaliar algumas características psicométricas básicas deste questionário, um dos mais aceites referentes a este tópico, contribuindo para a validação (português, Portugal) e consubstanciação da sua utilização futura. Materiais e métodos: A amostra compreendeu 71 crianças, de idades compreendidas entre os 7?10 anos, consultadas em Odontopediatria e selecionadas cumprindo critérios de inclusão definidos, as quais responderam, faseadamente, às 15 questões do questionário, antes e após tratamento, tendo por base uma versão criteriosamente traduzida e adaptada para português (Portugal) a partir da versão traduzida de português (Brasil). Os dados obtidos foram inseridos em Microsoft Excel® 2010 e a posterior análise estatística permitiu testar preliminarmente a fiabilidade e validade desta escala. Foi realizada uma análise de comparação entre as respostas antes e depois da consulta, usado o coeficiente iota para avaliar a concordância entre os dois momentos e calculada a percentagem de respostas em que houve alteração. Na avaliação do instrumento realizou?se uma análise fatorial exploratória para os dados antes da consulta; com base nesta informação calcularam?se pontuações para cada um dos constructos encontrados e uma pontuação global de ansiedade para as crianças participantes. Resultados: Dos resultados salienta? se que a análise fatorial exploratória permitiu avaliar os constructos medidos e quais as questões contributivas para estes. Percebeu?se ainda que o facto de existirem dois momentos distintos de aplicação do questionário permitiu obter valores de discordância entre as respostas referentes a esses dois momentos. Conclusões: A análise conduzida permitiu determinar um conceito bidimensional da presença de ansiedade e medo nos participantes verificando?se que, apesar deste questionário ser amplamente aceite e validado em diversos países, poderá beneficiar de reformulação de alguns itens, objetivando a obtenção dum modelo culturalmente válido para aplicação específica na população portuguesa.


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