Search options

Search
Search by author
Between Dates
to
Volume and Number
&
Spemd Logo

Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

SPEMD - XXXIX Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) - O Congresso do Centenário Porto, 18 e 19 de outubro de 2019 | 2019 | 60 (S1) | Page(s) 58


Investigação Original

#144 Terapias de extração parcial: revisão sistemática e meta-análise





Volume - 60
Supplement - S1
Investigação Original
Pages - 58
Go to Volume


Received on 18/12/2019
Accepted on 18/12/2019
Available Online on 18/12/2019


Objetivos: Após a extração dentária desencadeiam?se mecanismos fisiológicos multifatoriais que conduzem a reabsorção óssea e remodelação alveolar. Em zonas anteriores estas alterações tridimensionais do rebordo alveolar interferem frequentemente com o resultado estética das reabilitações implanto?suportadas. Existem diversas técnicas desenvolvidas para minimizar as alterações tecidulares pós?extração e compensar as alterações dimensionais, apesar de nenhuma técnica cirúrgica ou nenhum material previna completamente essas alterações. As terapias de extração parcial foram recentemente desenvolvidas com o objetivo de prevenir a reabsorção da tábua óssea vestibular.
Este trabalho pretende fazer uma revisão sistemática e meta?análise para a avaliação da perda de osso em implantes colocados em alvéolos sujeitos às técnicas de extração parcial. Materiais e métodos: Realizou? se uma pesquisa bibliográfica na PubMed/MEDLINE e na Cochrane Library com a seguinte chave de pesquisa: (´socket? shield´ OR “root membrane”) AND (implant OR dental OR ridge OR esthetics), usando como filtros publicações em inglês ou português até ao Maio de 2019. Não foram feitas restrições sobre o tipo de publicação. Foi realizada uma análise estatística utilizando o pacote “Metafor”. Resultados: Obteve? se um total de 49 artigos dos quais foram selecionados 8 para leitura integral, após exclusão dos duplicados e leitura do título e resumo. Desses artigos, sete foram incluídos para esta revisão sistemática. Os estudos incluíram um total de 431 pacientes e 511 implantes colocados de acordo com as técnicas de extração parcial. A meta- análise mostrou uma perda de osso de 0,29 mm; 95% CI: 0,05 a 0,52 mm. Conclusões: Dentro das limitações desta revisão, pode ser concluído que as terapias de extração parcial em conjunto com a colocação de implantes imediatos podem prevenir eficazmente a perda de osso marginal e consequentemente, manter a estética dos tecidos moles.


Supplementary Content


  Download PDF